Economia

Bolsa de São Paulo sobe e dólar cai após vitória de Lula

Incertezas sobre a reação do presidente Bolsonaro, gera "volatilidade" e oscilações nos mercados, aponta especialista

O dólar - Valter Campanato/Agência Brasil

A Bolsa de São Paulo estava em alta nesta segunda-feira (31), em clima de volatilidade após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro (PL), que ainda não se pronunciou sobre o resultado.

O Ibovespa, principal índice da maior bolsa de valores da América Latina, avançou 1,08% por volta das 11h (horário de Brasília), após abrir em baixa.

Enquanto isso, o dólar caiu para 5,22 reais a partir do fechamento de sexta-feira (28), em torno de 5,34 reais.

"Apesar da definição das eleições, as incertezas que vinham perturbando os mercados nas últimas semanas ainda não se dissiparam. Persiste a incerteza sobre como será a condução da política econômica a partir de 1º de janeiro", quando começa o governo Lula, analisou Thais Zara, economista da LCA Consultores.

Isso, somado às incertezas sobre a reação do presidente Bolsonaro, gera "volatilidade" e oscilações nos mercados, disse Zara.

O presidente ainda não comentou o resultado eleitoral do segundo turno das eleições presidenciais, em que o Lula ganhou por 50,9% a 49,10% dos votos.

Os investidores são mais favoráveis às políticas liberais do governo Bolsonaro. Mas, segundo analistas, há muito tempo o mercado assimila uma possível vitória de Lula, que liderou as pesquisas durante toda campanha.

Ao longo da corrida eleitoral, Lula evitou, no entanto, definições na área econômica, como revelar quem será seu ministro da Fazenda.

Segundo analistas, o Poder Legislativo de orientação mais direitista eleito em 2 de outubro obrigará a esquerda a negociar, com menos possibilidades de aplicação de políticas radicais.