Circulação

Com exposição fotográfica e oficinas, Projeto Peba promove troca entre Pernambuco e Bahia

Lançamento da iniciativa ocorre nesta quinta-feira (3), na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco

Mostra conta com trabalhos de mais de 20 profissionais - Sérgio Figueirêdo/Divulgação

O fotógrafo Sérgio Figueirêdo e a arte-educadora Williany Amaral estão à frente do Projeto PEBA. A iniciativa, que pretende estabelecer conexões entre artistas de Pernambuco e da Bahia, será lançada nesta quinta-feira (3), às 19hs, com uma exposição fotográfica na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Com trabalhos de mais de 20 profissionais, a mostra traz imagens que retratam a beleza e a herança africana presente nos dois estados participantes do projeto. Durante o evento, também está prevista a realização de um debate sobre “A influência negra nas sociedades pernambucana e baiana”.

A conversa tem mediação de Fabíola Mendonça, doutora em Comunicação Social e correspondente da Revista Carta Capital. Participam do debate a advogada e vice-presidente da Comissão de Advocacia Popular da OAB/PE, Anna Beatriz Silva; a Iyábassé do Terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá de Mãe Amara, a advogada Vera Baroni; e o ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Marcos Pereira, um dos fundadores do Movimento Negro Unificado no Estado.
 

O Projeto PEBA irá percorrer 5 mil quilômetros entre Pernambuco e Bahia, levando uma exposição fotográfica coletiva. A expedição começa no dia 7 de novembro e irá percorrer comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos, feiras livres e praças de pequenos municípios. 

No trajeto, já estão definidas as comunidades pernambucanas do Caruá, em Gravatá; Águas Claras, em Triunfo; Conceição das Crioulas, em Salgueiro. Chegando à Bahia, passará por Canudos, Vale do Capão, Chapada Diamantina e Santo Amaro, no recôncavo baiano, finalizando em Salvador. 

A circulação deve durar quase um mês na estrada, seguindo um roteiro que poderá sofrer alterações no meio do caminho. Nas localidades visitadas, além da exposição, também serão oferecidas oficinas de contação de histórias e de confecção de bonecas Abayomi, ministradas por Williany Amaral.