Negocios

Disney vai testar venda de produtos exclusivos para assinantes do streaming

Empresa anunciou que experimentaria oferecer aos assinantes do Disney+ acesso exclusivo a produtos temáticos das marcas 'Star Wars', 'Pantera Negra' e 'Frozen'

Disney+ - Reprodução/Internet

A Walt Disney anunciou nesta terça-feira que iniciaria um “teste limitado” para determinar a viabilidade de vender produtos temáticos ao lado de certos programas e filmes do Disney+. Até 8 de novembro, os assinantes do Disney+ terão acesso exclusivo a uma série de novos produtos vinculados a franquias como “Star Wars”, “Pantera Negra” e “Frozen”.

Os itens incluem sabres de luz colecionáveis (US$ 250 a US$ 400) e roupas temáticas (US$ 27 a US$ 100), que estarão à venda em lojas regulares de varejo na próxima semana.

A opção de compras está disponível apenas em perfis Disney+ nos Estados Unidos que foram verificados como pertencentes a usuários maiores de 18 anos. O número de assinantes do Disney+ nos EUA não é conhecido, mas a empresa afirma que o serviço tem cerca de 45 milhões de clientes na América do Norte.

O esforço reflete uma realidade empresarial: Disney+ tem mais de 150 milhões de assinantes em todo o mundo, contra cerca de 115 milhões um ano atrás, mas os dias de crescimento fácil acabaram. A Disney deve trabalhar mais para conseguir novos assinantes e encontrar maneiras de impedir o cancelamento dos atuais, especialmente com uma possível recessão no horizonte.

O acesso exclusivo à mercadoria pode ser um atrativo. Outro poderia envolver vantagens nos parques temáticos da Disney, incluindo acesso antecipado a novos passeios. Os assinantes do Disney+ já receberam descontos nos hotéis do Walt Disney World na Flórida.

O acesso a uma “coleção de mercadorias com curadoria para a próxima temporada de férias” é um experimento “para melhorar a experiência do usuário no Disney+, o que inclui aumentar os benefícios de ser assinante”, disse Alisa Bowen, presidente do Disney+, em comunicado.

A Disney também está trabalhando em um aprimoramento separado do Disney+ que chama de “narrativa de próxima geração”. Esse projeto visa usar dados coletados de fãs durante visitas aos parques da Disney – quais passeios fazem primeiro ou repetidamente, por exemplo – para selecionar ofertas em suas contas Disney + em casa.

O recurso de compras, pelo menos para o teste, é comparativamente de baixa tecnologia. Na próxima semana, as páginas do aplicativo Disney+ para certos programas e filmes – “The Mandalorian”, “Doctor Strange in the Multiverse of Madness”, “Lightyear” – alertarão os usuários elegíveis sobre o acesso especial a produtos.

Os interessados precisam abrir uma guia “loja” e, em seguida, usando uma câmera em um dispositivo separado, digitalizar um código QR que os levará a uma área fechada da ShopDisney, que é o principal portal de comércio eletrônico da Disney.