ARTES VISUAIS

Rennan Peixe saúda Reis Malunguinho em exposição fotográfica no Museu da Abolição

Mostra do artista pernambucano estreia nesta sexta-feira (04) e fica aberta para visitação até o dia 30 de dezembro

Rennan Peixe - Imagem Divulgação

 

O artista pernambucano Rennan Peixe, que é fotógrafo e realizador audiovisual, abre a exposição fotográfica "Sobô Nirê Mafá" no Museu da Abolição (MAB), no Recife, nesta sexta-feira (04), a partir das 16h, com entrada gratuita. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de dezembro. O projeto é resultado de sua pesquisa premiada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), fruto do Edital XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

As fotografias que compõem a exposição são registros realizados por ele durante os anos 2016, 2017 e 2019 no encontro de juremeiros e juremeiras "Kipupa Malunguinho" e no ano de 2022, no terreiro Ilê Axé Alaketú Oyá T'Ogun. A exposição física é uma parceria com o Museu da Abolição, que está aberto para visitação durante o mês da Consciência Negra. O Novembro Negro no MAB é movimentado por diversas atividades. 


"Esta exposição fotográfica se concretiza a partir da encruzilhada de experiências de um fotógrafo negro e juremeiro que compreende a criação de imagens como mecanismo de transformação social e que luta contra visões únicas sobre a cultura e a religiosidade afro-indígena. Assim, 'Sobô Nirê Mafá' é uma exposição que tem por título uma saudação ao Reis Malunguinho, uma das principais entidades do culto a Jurema Sagrada no Nordeste brasileiro", conta Rennan Peixe. 



Em suas produções, Rennan Peixe traz construções de narrativas visuais que evidenciam a cultura negra em diáspora por meio da imagem. "Percebo que a fotografia como discursos visuais influencia diretamente na construção do imaginário. Busco, pelas minhas lentes, contribuir com a luta antirracista e valorizar o nosso povo", pontua. 
 

Serviço:
Onde: Museu da Abolição, Rua Benfica, nº 1150 – bairro da Madalena, Recife
Quando: Segunda a sexta: 10h às 17h Sábado e domingo: 10h às 16h