Basquete

Instituto 2K promove aulas de basquete como ferramenta de inclusão social no Recife e em Ipojuca

O projeto conta com três núcleos em Ipojuca e dois no Recife; um no Geraldão e outro no Parque Santos Dumont

Crianças e adolescentes durante aula de basquete promovida pelo Instituto 2k no Santos Dumont, em Recife - Júnior Soares / Folha de Pernambuco

Com o objetivo de utilizar o esporte como ferramenta de se fazer sonhar, o Instituto 2K promove aulas de basquete e acompanhamento socioeducacional para crianças no Recife e em Ipojuca. Conheça a instituição:

História

O “K” do nome do Instituto é em alusão à lenda do basquete Kobe Bryant, que morreu num acidente aéreo em 2020. E as cores do projeto, roxo e amarelo, são em referência ao LA Lakers da NBA, onde Kobe fez história.

Vitor dos Santos e Ridan de Souza, idealizadores do 2K,  tiveram o basquete na sua formação pessoal. Graças à prática esportiva, os dois conseguiram bolsas em escolas e faculdade, além da possibilidade de sonhar em ser o que quisesse. 

Acima do esporte, a ideia do projeto não é desenvolver atletas de basquete. O 2K, segundo Vitor, preza pela “transformação da vida da criança, pois a partir dessa mudança ela modifica sua família e seu contexto social” e o desejo de quem organiza é que “saia daqui um homem e uma mulher que respeite sua família, com boa educação em casa e na escola, notas e frequência escolar”. 

Vitor dos Santos, um dos idealizadores do Instituto 2K. Foto: Júnior Soares/ Folha de Pernambuco 

Com uma equipe multidisciplinar, que abrange psicólogos, professores e monitores voluntários, o 2k consegue chegar no aluno e nos familiares para atender necessidades básicas como em questão de alimentação e higiene. Atualemente são 17 pessoas trabalhando no Instituto e dez são voluntários. 

“O nosso diferencial não é o esporte, mas sim o cuidado com a família. Começamos com o basquete porque fomos atletas, mas é só uma ferramenta para fazer a criança sonhar. Muitas vezes tirar ela daquele contexto social que ela vive de violência e drogas dentro da comunidade,” explica Vitor.

Onde o 2K atua

Com três núcleos em Ipojuca, o 2k atende 150 crianças de sete a 17 anos na região. Os locais são: Serrambi, Nossa Senhora do Ó e o centro de Ipojuca.

Em Recife, tem os núcleos do Ginásio Geraldão e do Parque Santos Dumont. No Geraldão, são 60 jovens assistidos com turmas segunda-feira, das 14h às 16h, e sábado, das 8h às 10h.  Ainda restam poucas vagas para inscrição. 

Para as turmas do Santos Dumont, os interessados podem se inscrever através do formulário eletrônico no perfil do Instituto 2k, no instagram. As inscrições vão ficar abertas até o final de novembro. As aulas acontecem na sexta-feira, das 9h às 11h. 

Conheça o perfil do 2k nas redes sociais: