Política

Lula conversa com Cristina Kirchner e presidente do Peru

Presidente eleito recebeu ligações de políticos nesta terça-feira

Lula, presidente eleito do Brasil - MAURO PIMENTEL / AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou nesta terça-feira por telefone com cinco líderes internacionais, entre eles o presidente do Peru, Pedro Castillo, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Ele falou ainda com Mark Rute, ministro-presidente da Holanda; Rodrigo Chaves, presidente da Costa Rica; e Josep Borrell, alto comissário da União Europeia.

O petista estará, na próxima semana, na COP27, a conferência mundial do clima, que será realizado no Egito. Desde o fim da eleição, o petista recebeu telefonemas de diferentes chefes de Estado. Durante a campanha, ele reforçou que o país precisa ser reposicionado como ator relevante na arena da política internacional.

Nas primeiras 24 horas após o segundo turno, ele conversou com mais de dez líderes. Ele já falou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; o presidente do Chile, Gabriel Boric; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel; o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez; o presidente dos EUA, Joe Biden; o presidente da França, Emmanuel Macron; o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador; o secretário-geral da ONU, António Guterres; o primeiro-ministro e o presidente de Portugal, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.