Tecnologia

Inscrições para o Hacker Cidadão 9.0 estão abertas; maratona tem premiação total de seis mil reais

Com 72 vagas disponíveis, o hackathon traz como meta a busca por soluções inteligentes

Maratona de programação oferece até seis mil em prêmios - Divulgação

Com o objetivo de fomentar a criação de projetos que forneçam soluções para a cidade, o Hacker Cidadão 9.0 está com inscrições abertas. A maratona de programação, realizada pela Empresa Municipal de Tecnologia (Emprel), oferece premiação total de seis mil reais para as equipes vencedoras.

Integrada à programação do Rec’n’Play, o hackathon vai acontecer nos dias 18 e 19 de novembro, no no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), no Bairro do Recife. São 72 vagas disponíveis, e as inscrições podem ser realizadas no site www.hackercidadao.com.br.

As inscrições são individuais, mesmo que seja para participar em grupo, ou seja, todos os participantes devem realizar a sua inscrição. Também é possível formar grupos na hora, de acordo com as ideias de cada um. O hackathon é destinado a arquitetos, designers, urbanistas ou qualquer pessoa que tenha uma boa ideia para a cidade, e não apenas desenvolvedores.

O desafio traz como meta a busca por soluções inteligentes visando efetividade aliada à praticidade, simplicidade e economicidade. A Prefeitura do Recife premiará os três primeiros lugares com R $2.500,00, R $2.000,00 e R $1.500,00, respectivamente. 

Mão na massa
Serão dois dias de imersão total a fim de reunir agilidade, dados, criatividade e apresentar uma ideia inovadora, que deve buscar soluções para as áreas de Mobilidade, Turismo e Lazer, Cultura ou Serviços Urbanos. Para virar a noite, a Prefeitura do Recife vai garantir mentoria e alimentação dos participantes.

A novidade desta nona edição é que as soluções criadas agora ganham um incentivo a mais, já que a Prefeitura do Recife quer investir nos três melhores projetos que vencerem a competição da maratona de programação, conforme explica o diretor de Inovação Aberta da Emprel, Breno Alencar. 

"Além de levar para casa a premiação da disputa, os três primeiros lugares embarcam no foguete do E.I.T.A! Labs", pontuou Alencar, que acredita que essa edição deve ser a melhor de todas.

Ainda de acordo com Breno, o EITA Labs é uma espécie de vitrine para as ideias vencedoras, que terão a oportunidade de serem colocadas em prática e testadas. "É uma chance de ter a participação acadêmica, de universitários e de startups. Sem falar na oportunidade de um projeto se tornar um produto de fato e ser testado na cidade", complementou o diretor da Emprel.