Barça vence Osasuna com gol de Raphinha e consolida liderança de LaLiga
No último jogo de sua carreira, Piqué foi expulso no intervalo
O Barcelona venceu o Osasuna fora de casa e de virada por 2 a 1, nesta terça-feira, pela 14ª rodada da LaLiga, enquanto o Athletic Bilbao subiu para o terceiro lugar no campeonato espanhol após vencer o Valladolid por 3 a 0.
O Osasuna abriu o placar com um gol de cabeça de David García logo aos 6 minutos, mas Pedri empatou (48) e Raphinha fez 2 a 1 (85) em jogo que o Barcelona disputou com dez durante uma hora devido à expulsão do atacante polonês Robert Lewandowski que recebeu o segundo cartão amarelo logo aos 31 minutos.
A equipe azulgrana, líder do campeonato, abre uma vantagem de cinco pontos em relação ao Real Madrid, que nesta quinta-feira recebe o Cádiz na partida que fecha a última rodada antes do intervalo para a Copa do Mundo do Catar.
No último jogo da carreira de Gerard Piqué como jogador, em que o zagueiro acabou sendo expulso no intervalo por reclamar do árbitro, o Barça foi surpreendido pela intensidade do time da casa, pressionando a saída do Barça.
O Osasuna abriu o placar com uma cabeçada de David García em uma cobrança de escanteio, que desviou em Unai García e entrou no gol passando por Marc-André Ter Stegen (6).
A pressão local provocou as imprecisões do Barça, em que Sergio Busquets não teve seu melhor dia na distribuição do jogo.
Lewandowski tentou um chute na área que foi defendido pelo goleiro Aitor Fernández (25) e depois deixou sua equipe com dez. Uma entrada dura do polonês em David García lhe rendeu o segundo cartão amarelo e a expulsão (31).
Lewandoski e Piqué expulsos
Durante o intervalo, o Barça também sofreu a expulsão de Piqué, reserva em sua última partida como jogador de futebol.
Logo no início do segundo tempo, Pedri aproveitou uma bola solta na área para empatar (48) na única chance clara dos azulgranas.
O Barcelona, apesar de estar em inferioridade numérica, conseguiu conter o impulso do Osasuna, que poderia ter marcado o segundo em um chute de Chimy Ávila que obrigou Ter Stegen a se esticar todo (69).
A equipe azulgrana foi mais precisa no segundo tempo, buscando chegar pelas pontas, até que um lance rápido permitiu a Raphinha, que entrou no lugar de Dembélé (77), colocar o Barça na frente.
O brasileiro entrou na área e desviou de cabeça uma bola longa de Frenkie de Jong fazendo 2 a 1 (85) e garantindo que o Barça vai entrar na pausa da Copa do Mundo como líder do campeonato.
Athletic Bilbao na zona da Champions
A derrota do Osasuna permitiu ao Athletic Bilbao entrar na zona da Champions da LaLiga ao vencer o Valladolid por 3 a 0 com dois gols de Gorka Guruzeta (19 e 51) e um gol de cabeça de Daniel Vivian (79).
A equipe de Ernesto Valverde dominou o jogo do início ao fim, apoiada na velocidade dos seus atacantes.
"A vitória era fundamental", afirmou o técnico do Athletic após a partida.
Mais cedo, o Girona venceu fora de casa de virada (2-1) o Elche, que ainda não venceu nesta temporada.
O time da casa abriu o placar com um gol de Pol Lirola em um chute cruzado (15), mas Iván Martín empatou de cabeça (38) e Taty Castellanos com outro disparo cruzado (65) fez o gol da vitória que mantém o Elche na lanterna da LaLiga.
O Elche, que demitiu o treinador Jorge Almirón na segunda-feira, menos de um mês depois de assumir o comando da equipe, continua sem reagir, enquanto o Girona conseguiu três pontos que o tiram da zona de rebaixamento.