brasil

Lula indica Humberto, Uip e ex-ministros para equipe de transição na Saúde

Previsão é que os integrantes de todos os grupos sejam anunciados até o fim desta semana

Humberto Costa e Lula - divulgação

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou na terça-feira (8) cinco nomes para integrar a equipe de transição na área da saúde: o senador Humberto Costa (PT-PE), o médico David Uip, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), e os ex-ministros José Gomes Temporão e Arthur Chioro.

Pelas redes sociais, o senador Humberto Costa, que também foi ministro da Saúde entre 2003 e 2005 durante o primeiro governo de Lula, afirmou que o grupo se reunirá para discutir os temas estratégicos para a área da Saúde para a próxima gestão.

“Recebi há pouco a informação da equipe de transição de que fui escolhido para integrar a coordenação temática da saúde. Gostaria de agradecer ao presidente. Junto com Temporão, Padilha, David Uip e Chioro, vamos trabalhar para garantir que a saúde no novo governo volte a ser prioridade”, escreveu o senador nas redes sociais.

Nesta quarta-feira (9), o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), que coordenou o programa de governo de Lula e ficará responsável pelos grupos técnicos, afirmou que espera que nos próximos dois dias os integrantes de todos os grupos sejam anunciados.

Além de Costa, o grupo que coordenará a transição na área da saúde terá outros três ex-ministros: Alexandre Padilha, José Gomes Temporão e Arthur Chioro.

Nesta quarta deputado federal Alexandre Padilha foi ministro da Saúde no primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2011 e 2014. José Gomes Temporão, por sua vez, foi ministro da Saúde no segundo mandato de Lula. Arthur Chioro, também foi ministro de Dilma entre 2014 e 2015.

O médico David Uip, por sua vez, é ex-secretário de Saúde em São Paulo e atuou durante o governo de Geraldo Alckmin, agora vice-presidente eleito e coordenador-geral da equipe de transição.