Luto

Artistas, políticos e famosos lamentam a morte da cantora Gal Costa nas redes sociais

Gilberto Gil, que conhecia a artista desde a adolescência, foi um dos primeiros a se manifestar

Gal Costa, cantora - Arthur Meninea / GShow

A morte de Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira (9), pegou de surpresa não apenas os fãs. Reconhecida como uma das maiores cantoras brasileiras, a baiana recebeu homenagens nas redes sociais também de outros artistas, políticos e influenciadores digitais. 

Um dos primeiros famosos a se manifestar publicamente sobre a perda foi o cantor Gilberto Gil, que acompanhou de perto a trajetória de Gal. “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha”, escreveu o músico. 

Outro amigo de longa data da artista, Caetano Veloso, também demonstrou sua tristeza através do Twitter. Sua página oficial compartilhou um vídeo publicado pela conta de Gal, nesta manhã, em que eles aparecem cantando juntos a música “Sorte”, em 1986, durante um programa televisivo.

Maria Bethânea, cantora muito próxima da falecida, gravou vídeo chorando com a morte de Gal. O vídeo foi publicado pela GloboNews e repostado por um usuário no twitter.

O cantor Djavan publicou em sua página no Instagram uma foto da cantora. Na legenda, ele escreveu: “Inacreditável pensar na vida sem Gal…”.

Já o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, compartilhou uma foto em que aparece abraçado com a artista, seguida de um texto de lamento. 

“Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros”, pontuou o político. 

 

 

"A morte de Gal Costa é um choque para todos nós. O Brasil perde hoje uma das maiores cantoras da nossa história", comentou também, a ex presidente Dilma Rouseff, no twitter.

“Que vazio, que silêncio na música brasileira. Sua voz é eterna dentro de todos nós. Obrigada por ensinar tanto! Gal, luz infinita”, publicou a cantora Marisa Monte, com uma foto ao lado da baiana.

Outra cantora que também fez questão de homenagear a falecida nas redes foi a Pitty. "GAL superlativa, das gigantes que caminharam sobre a terra. te amo pra sempre. Referência imortal".

"Ao longo de uma vida podemos achar que cada perda que passamos vamos ficando mais fortes, mas existem certas perdas que são muito duras de serem aceitas. É quase uma surra no coração, na alma. Gal minha amada, você estará sempre viva, aqui, no coração do Brasil. Descanse em paz", reflete mais uma cantora, Zezé Motta.

O comediante e comentarista político, Gregório Duvivier, postou um vídeo relembrando um momento marcante da artista. "Gal Costa não foi só a maior cantora do mundo, mas do Brasil", comentou no post.

"Um baque no meu coração. A partida da Gal era uma das coisas inimagináveis. Um voz de doçura, de amor, de felicidade e que nunca se calará. Descansa em paz, divina e maravilhosa", lamenta a apresentadora do programa "Mais Você", Ana Maria Braga.

O ator Bruno Gagliasso também prestou condolências: "Gal é única. Uma lenda. Uma artista que faz parte da vida de cada um de nós. Gal Costa traduziu lindamente nossas emoções e seguirá como parte da nossa cultura e identidade. Obrigado por tanto, Gal. EVOÉ!?".

Diversos times de futebol apareceram nas redes fazendo parte das homenagens para a cantora e prestanto homeganes. Como o Botafogo, que escreveu: "O Botafogo lamenta a morte de Gal Costa, cantora, compositora e uma das maiores vozes da música brasileira. O Clube deseja força aos familiares, amigos e fãs, e agradece pelo legado deixado para a nossa cultura. Descansa em paz, Gal!".

O time com a maior torcida do Brasil, a quem Gal chegou a fazer homenagem em uma gravação, também escreveu em seu twitter: "O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento da cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira. Em sua trajetória de ouro, a flamenguista Gal regravou o "Samba Rubro-Negro", de Wilson Batista.".

E, por fim, o time do Bahia FC publicou: "Com extremo pesar, o Esquadrão chora pela gigante e tricolor Gal Costa. Uma das maiores vozes da música brasileira, ela também deixa como legado a gravação do nosso Hino no CD "Doces Bárbaros Bahia", lançado em 2000, junto com Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil."