Coronavírus

Por causa de surto de Covid-19, Cisam restringe recebimento de novos pacientes

Segundo dados divulgados na terça (8), a unidade contabiliza cinco casos graves e 20 casos leves em recém-nascidos

Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Encruzilhada - Arquivo Folha

Diante do surto de Covid-19 registrado na unidade neonatal do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, o recebimento de novos pacientes precisou ser restrito temporariamente.

O objetivo é evitar uma maior circulação de pessoas nos setores, mas o Cisam ressalta que as admissões reguladas serão retomadas no serviço conforme as altas médicas forem ocorrendo e a situação for normalizada.

Número de casos
Conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), até a terça-feira (08), o número total de casos graves confirmados de Covid-19 em recém-nascidos foi de cinco desde a semana epidemiológica 42 (de 16/10 a 22/10) até a semana epidemiológica 44 (de 30/10 a 12/11).

Já o total de casos leves de Covid-19 confirmados em recém-nascidos é de 20, desde a semana epidemiológica 40 (de 02/10 a 08/10) até a semana epidemiológica 44 (de 30/10 a 12/11). Neste mesmo período, não houve notificações de casos graves confirmados em gestantes.

Ainda de acordo com a SES-PE, cada unidade mantém seu Plano de Contingência para a Covid-19, e o hospital está tomando "todas as medidas preventivas necessárias para amenizar a situação", como a restrição da entrada de acompanhantes mediante testagem, uso obrigatório de máscara dentro da unidade, além de reforçar a necessidade de pacientes e funcionários circularem dentro do hospital sem sintomas gripais e protegidos.

A SES-PE reitera que está acompanhando e monitorando a situação junto à direção da unidade e todas as medidas estão sendo tomadas conforme a situação epidemiológica apresentada.