ARTES VISUAIS

Raoni Assis abre nova exposição na Casa Balea

A RUDIA é o nome da mostra que abre nesta quinta-feira (10)

A RUDIA, Raoni Assis - Imagem: Divulgação

Dez anos atráz, Raoni Assis inaugurou a Casa Balea apresentando "Escombros". Nela, o artista  utilizou como plataforma de suas obras as sobras e entulhos da reforma da Casa. Agora, em "A RUDIA", ele se apropria de portas e janelas achadas pela cidade de Olinda, nos descartes de moradores, e as transforma em pinturas-esculturas, onde as formas do próprio material direciona o artista para homenagear personagens que circulam e paisagens percebidas durante as diversas fases desses dez anos de história naquele endereço.

A mostra engloba 13 obras em técnicas mistas sobre madeira de descarte, e completa o ciclo de 10 exposições do projeto Agregados, que reviveu A Casa do Cachorro Preto, na Casa Balea, durante todo ano, com incentivo do Funcultura/PE. Uma das artes é originária da exposição de inauguração da Casa do Cachorro Preto.

“São referências reais e também imaginárias. Desde que a Casa nasceu, a gente já se apresentava mais como uma ideia comum do que algo muito concreto, pre formatado. Mas ao mesmo tempo é essa combinação do sonho com a realidade que sustenta toda a nossa resistência“, diz Raoni Assis. 

A RUDIA é um pano circular que as pessoas usam na cabeça para colocar peso em cima. Para Beatriz Arcoverde, que assina a mostra como curadora, “encerrar o ciclo do projeto com esta exposição é uma demonstração de que outros momentos como estes ainda vão acontecer. Tem tudo a ver com circundar as dificuldades e amenizar o peso do que se carrega, como suporte para transformar e realizar”. Esta exposição completa o ciclo de 10 exposições do projeto Agregados, que reviveu A Casa do Cachorro Preto, na Casa Balea, durante todo ano, com incentivo do Funcultura/PE

Serviço:
A RUDIA, de Raoni Assis
Abertura: Quinta-feira (10), às18h
Visitação: Quinta a Domingo, das 16h às 22h, até 04 de dezembro 
Onde: Casa Balea, Rua Treze de Maio, 99, Cidade Alta, Olinda.