Futebol

Com mesmo formato de disputa, FPF detalha Pernambucano 2023

Competição vai ter início no dia 07 de janeiro

Evandro Carvalho, presidente da FPF - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Em evento realizado, nesta quarta-feira (9), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), foi detalhado o Campeonato Pernambucano da temporada 2023. A competição, que terá início no dia 07 de janeiro, será semelhante ao disputado neste ano. No entanto, serão dois participantes a mais, em relação à edição vencida pelo Náutico: 12 equipes. 

Assim como em 2022, todas os times irão se enfrentar uma única vez na primeira fase do certame, em 11 datas, com os dois primeiros colocados garantindo o direito de irem direto para as semifinais. Na parte inferior da tabela, os quatro últimos serão rebaixados de forma direta, sem jogarem o quadrangular do rebaixamento, como foi feito nesta temporada. 

Nas quartas de final, o terceiro colocado encara o sexto, enquanto o quarto vai medir forças com o quinto. Assim como as semifinais, esta fase será disputada em jogos únicos. O campeão, por sua vez, será conhecido em duelos de ida e volta. 

Quanto à premiação, a FPF pretendia pagar R$ 1 milhão ao vencedor do campeonato. Entretanto, por decisão das equipes que vão disputar a competição, ficou definido que a quantia será dividida de forma igual entre os participantes. 

Confira os clubes participantes:

Náutico
Sport
Santa Cruz
Retrô
Salgueiro
Íbis
Afogados
Caruaru City

Outras quatro vagas serão preenchidas entre oito times da A2: Vera Cruz, Central, Ferroviário do Cabo, Maguary, Petrolina, Vitória, Porto e Belo Jardim.