Musk desiste selo "Oficial" no Twitter e avisa que cometerá "bobagens"
A tag cinza seria adicionada a contas de alto perfil, como governos, grandes empresas e veículos de mídia
Sob o comando do bilionário Elon Musk, o Twitter desitiu de um novo selo cinza com a inscrição "Oficial" momentos depois de começar a implementá-lo, em meio à reestruturação promovida pelo novo dono da companhia.
Ao anunciar a remoção do novo selo de verificação, Musk admitiu que a empresa cometerá muitos erros durante esse período de adaptação.
- Acabei de removê-lo. Saiba que o Twitter vai fazer muita bobagem nos próximos meses. Vamos manter o que funciona e mudar o que não funciona - tuitou o homem mais rico do mundo.
A mudança repentina alimenta a desconfiança sobre os planos de Musk para a rede social uma semana depois da demissão de milhares de trabalhadores e da queda maciça de anunciantes.
A implementação fracassada do selo ocorre antes da introdução de um modelo de assinatura no qual a famosa marca azul do site, que certifica a autenticidade de uma conta, seria vendida por uma taxa de US$ 7,99, mas há dúvida se figuras públicas ou a mídia pagariam por isso. A nova tag "Oficial" foi vista por muitos observadores como uma solução para esse problema.
A implementação do novo selo começou na quarta-feira e ficou nas contas de empresas como Apple e BMW e entidades públicas como a Casa Branca, além de grandes veículos de mídia. As contas da agência de notícias AFP em francês, inglês e espanhol, assim como as da deputada americana Alexandria Ocasio-Cortez, do papa Francisco e do rapper Kanye West também foram "oficializadas".
Musk, que completou sua compra de US$ 44 bilhões do Twitter há duas semanas, não teve menção "oficial" em sua conta, que tem mais de 115 milhões de seguidores.
O magnata, também chefe da SpaceX e da Tesla, assumiu o controle do Twitter após uma longa batalha legal. Na terça-feira, a imprensa divulgou que ele vendeu US$ 4 bilhões em ações da Tesla para ajudar a pagar a compra da plataforma digital, no qual assumiu bilhões de dólares em dívidas.
A ideia de assinatura de US$ 7,99 é vista como uma forma de superar a perda de anunciantes desde que Musk assumiu a empresa. Na semana passada, o Twitter demitiu metade de seus 7.500 funcionários, uma medida que Musk disse ser necessária porque a empresa teria um déficit diário de US$ 4 milhões.