Grupo H: Portugal busca título inédito na possível última Copa de Cristiano Ronaldo
O grupo que cruza com o do Brasil é completado por Gana, Uruguai e Coreia do Sul e está marcado pelo equilíbrio
Vai ser a última? Aos 37 anos, Cristiano Ronaldo vai ao Catar para uma provável despedida da Copa do Mundo. O cinco vezes Bola de Ouro tem a missão de liderar a boa geração de Portugal para o título inédito.
A classificação nas Eliminatórias Europeias foi dramática. Após perder para a Sérvia, os portugueses precisaram superar duas repescagens (Turquia e Macedônia do Norte) para ter o direito de disputar a Copa.
Além da presença de CR7, referência técnica e um líder, Portugal chega com um elenco bem qualificado para o Mundial. Ruben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva e Rafael Leão são alguns exemplos de jogadores que vão chegar em alta pelo bom desempenho nos clubes.
A única baixa de Portugal antes da Copa do Mundo foi o atacante do Liverpool, Diogo Jota, que era titular da seleção.
Vai ser competitiva?
A seleção de Gana, que esteve muito perto de ser a primeira africana a chegar nas semis na Copa de 2010, se classificou para o Catar de forma surpreendente. Os Estrelas Negras fizeram uma péssima campanha na Copa Africana de Nações, sendo eliminados na primeira fase com apenas um ponto.
Porém, a classificação veio após dois empates com a Nigéria, nas Eliminatórias. Com o volante do Arsenal Thomas Partey no comando do meio-campo, Gana vai tentar equilibrar os jogos contra as outras forças do grupo G.
A tradição Celeste
Com altos e baixos durante a campanha nas Eliminatórias, o Uruguai vai para a Copa do Catar com o sonho de conquistar o Mundo pela terceira vez.
Mesmo machucado e sem jogar desde setembro, o zagueiro do Barcelona Ronald Araújo foi convocado para o Mundial. O experiente Cavani também vai para o Catar com poucos jogos recentes.
A Celeste tem um elenco com bons valores no meio campo e ataque. Os volantes Bentancur e Valverde (um dos principais jogadores do Real Madrid), junto com o meia Arrascaeta, do Flamengo, e os atacantes Luis Suárez e Darwin Núnez.
Velocidade de Son
A geração liderada pelo atacante e ídolo do Tottenham Son Heung-min tem o objetivo de voltar a passar da fase de grupos. Nas últimas duas Copas, a Coreia do Sul ficou na primeira fase.
Na Rússia, apesar da eliminação, os sul-coreanos impactaram o Mundial com a vitória diante da Alemanha, que causou a saída precoce dos tetracampeões.
Veja as informações das seleções do Grupo H
Portugal
Time-base: Diogo Costa; Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes; Rúben Neves, Willian Carvalho, Bernardo Silva, Rafael Leão e Bruno Fernandes; Cristiano Ronaldo. (4-2-3-1)
Destaque: Cristiano Ronaldo
Técnico: Fernando Santos.
Participações em Copas: 8
Melhor resultado: Semifinal
Cotação ao título: Corre por fora
Gana
Time-base: Wollacott; Odoi, Amartey, Djiku e Rahman; Partey, Iddrisu Baba, Andre Ayew e Kudus; Jordan Ayew e Iñaki Williams.
Destaque: Thomas Partey
Técnico: Otto Addo.
Participações em Copas: 4
Melhor resultado: Quartas de final
Cotação ao título: Cumprir tabela
Uruguai
Time-base: Rochet; Varela, M. Cáceres, Coates e Oliveira; Bentacur, Valverde, Vecino e Pellistri; Darwin Núñez e Luís Suárez.
Destaque: Luís Suárez.
Técnico: Diego Alonso
Participações em Copas: 14
Melhor resultado: Campeão (1930 e 1950)
Cotação ao título: Corre por fora
Coreia do Sul
Time-base: Seung-Gyu Kim; Yong Lee, Young Gwon Kim, Kyung Won Kwon e Chul Hong; Seung-Ho Paik , In-Beom Hwang, Woo Yeoung Jeong e Heung-min Son; Ui Jo Hwang e Hee Chan Hwang.
Destaque: Son
Técnico: Paulo Bento
Participações em Copas: 11
Melhor resultado: Semifinal
Cotação ao título: Zebra
Jogos do Grupo H:
1ª Rodada - 24/11
10h - Uruguai x Coreia do Sul | Cidade da Educação
13h - Portugal x Gana | Estádio 974
2ª Rodada - 28/11
10h - Coreia do Sul x Gana | Cidade da Educação
16h - Portugal x Uruguai | Lusail
3ª Rodada - 02/12
12h - Coreia do Sul x Portugal | Cidade da Educação
12h - Gana x Uruguai | Al Janoub