Xadrez

Recife vai sediar as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino de Xadrez

O evento vai acontecer no hotel Jangadeiro, na praia de Boa Viagem, entre os dias 15 e 23 de dezembro

As finais do Campeonato Nacional não aconteciam em Recife há 52 anos - Divulgação/ CBX

Recife vai ser palco da mais aguardada competição nacional de xadrez de 2022. De 15 a 23 de dezembro, a capital pernambucana sediará as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, no hotel Jangadeiro, na praia de Boa Viagem. O evento promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) vai distribuir premiação em dinheiro no valor de R$36 mil (Absoluto) e R$16 mil (Feminino). 

Os principais enxadristas dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Roraima e Amazonas já confirmaram presença no último grande evento do calendário do xadrez nacional.

As inscrições podem ser feitas pelo site da cbx.org.br até o dia 15 de dezembro e a expectativa é de que dobre o número de participantes. A disputa é aberta ao público, obedecendo apenas o silêncio.

As finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino retornam ao Recife depois de 52 anos, reforçando o projeto de expansão da modalidade.

"É muito importante a final do Brasileiro no Recife, uma vez que faz 52 anos que a cidade não recebe este evento. Pernambuco é um estado de tradição no xadrez nacional e juntamente com a federação local estamos viabilizando essa oportunidade para a região Nordeste, mantendo a linha de xadrez para todo o Brasil", revelou o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo.

O dirigente também destacou as excelentes condições das competições realizadas no Nordeste e agradeceu o apoio da Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX).

"Quero destacar que os eventos realizados no Nordeste sempre oferecem um excelente aparato turístico, aliando estrutura e lazer, e transmito aqui os parabéns à federação pernambucana, em especial ao seu presidente Yoshio Hiramine, pelo apoio recebido e a coragem de sediar esse grande evento, além do vice-presidente da CBX, Marco Asfora".

O presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, Yoshio Hiramine, falou da emoção e importância de voltar a sediar a final de Brasileiro. "Confesso que ainda estamos emocionados de voltar a fazer parte do calendário da CBX, pois trazer esse grande evento nacional para Recife depois de mais 50 anos é fantástico, e temos a certeza que será um sucesso, não só na colaboração para o crescimento do xadrez de Pernambuco, como de toda região", comentou Yoshio.