POLÍTICA

Simone Tebet defende que primeiro ministro anunciado seja da Fazenda, para evitar 'ruídos'

Senadora, que atua na transição, afirmou que titular da área econômica poderia explicar declarações de Lula

Simone Tebet - José Cruz/Agência Brasil

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que atua na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu nesta quinta-feira que o primeiro ministro do futuro governo a ser indicado seja o da Fazenda. Para Tebet, essa seria uma forma de evitar "ruídos" causados por declarações de Lula.

Tebet foi candidata a presidente no primeiro turno. Na segunda etapa da disputa, declarou apoio a Lula. Na transição, foi designada para liderar o grupo que vai discutir medidas para a área social.

"Acho que é natural, o mercado tem dúvidas, e consequentemente a cada fala política do presidente eleito Lula, isso acaba criando alguns ruídos. Então, (a escolha deve acontecer) no seu devido tempo. Mas sim, o mais rápido possível, dentro do tempo do presidente eleito, eu entendo, sim, que o primeiro nome que deva ser anunciado é o ministro da Fazenda ou da Economia", afirmou a senadora, em entrevista à Globo News.

Para Tebet, a indicação de um ministro serviria para que ele explicasse declarações de Lula feitas em um "contexto político".

"Para que efetivamente o ministro possa explicar a política econômica do futuro governo. E explicar muitas vezes aquilo que o seu chefe, o presidente da República, disse em um contexto político".