Pernambuco solicita ao Ministério da Saúde ampliação da faixa etária da segunda dose de reforço
Estado também quer iniciar aplicação da quinta dose na população com mais de 80 anos
Diante do cenário de aumento da circulação viral em vários Estados do país, inclusive em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já solicitou ao Ministério da Saúde a possibilidade de avanço na faixa etária contemplada com a segunda dose de reforço (quarta dose).
Atualmente, estão autorizados a receber a segunda dose de reforço as pessoas com mais de 40 anos.
A SES-PE também requisitou avaliação do cenário para aplicação de uma quinta dose para a população com 80 anos e mais.
O Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação vê como prioridade o avanço da vacinação na segunda dose de reforço na população entre 18 e 39 anos, assim como na aplicação de uma quinta dose para os idosos acima de 80 anos.
No entanto, além de o estoque ser insuficiente para atender todo esse público, não há uma recomendação técnica por parte do próprio Ministério que contemple ests população.
"Enviamos ofício solicitando avaliação do nosso pleito e, em caso positivo, o envio dos imunobiológicos para tal finalidade", explica superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
A Secretaria aproveita para frisar que não existe, até o momento, indicação para quinta dose da vacinação contra a Covid-19 em nenhuma população específica em Pernambuco.
O único público que recebe uma quinta dose, chamada de dose adicional, são os pacientes imunossuprimidos graves. Eles realizam um esquema básico de quatro doses do imunizante mais esta dose adicional. Pessoas diagnosticadas com lúpus, convivendo com HIV/Aids, além de pacientes que tomam algum tipo de medicamento imunossupressor, são exemplos de imunossuprimidos graves.