Cadúnico

Fim do prazo de atualização do CadÚnico gera filas na central do Recife nesta sexta-feira (11)

Quem não fizer a atualização pode ter benefícios sociais bloqueados

Último dia para atualização do CAD Único - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

O prazo para atualização dos dados cadastrais do CadÚnico se encerra nesta sexta-feira (11), o que gerou longas filas na central do programa no bairro de Santo Amaro, área central do Recife

O primeiro prazo de encerramento estava programado para o mês de outubro, mas recebeu prorrogação de trinta dias para contemplar mais beneficiários que ainda não haviam passado pela atualização cadastral.

A atualização do cadastro é necessária para que não haja risco do bloqueio de benefícios financeiros, como o Auxílio Brasil, Vale-Gás, tarifa social na conta de energia elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

A atualização cadastral é requerida das famílias que realizaram a renovação pela última vez em 2016 ou 2017. No entanto, na manhã desta sexta-feira (11), a Central do CadÚnico registrou um intenso fluxo de beneficiários em busca de outros tipos de serviços.  Foi o caso de Rosangela André, que está sem o benefício desde 2017 e aproveitou a oportunidade para tentar recuperar o cadastro. "O valor faz toda a diferença! Estou desempregada. Pra pagar a conta de luz, tenho que depender da ajuda de um e de outro; pra comer, estou tendo que ir nos galpões de alimentação da prefeitura.”, contou. 

As 600 fichas disponíveis começaram a ser entregues por ordem de chegada desde as 5h30. Rosália Barbosa esteve na central do CadÚnico acompanhando a mãe, Célia Lins, na atualização do BPC. Residentes no Alto de Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, elas dirigiram a unidade do centro do Recife para realizar o serviço.  Para Célia,apesar do tempo de espera na fila, o atendimento na central foi bastante ágil. “O atendimento foi rápido, eu gostei! Muito melhor do que antes”, destacou. 

Normalmente, a atualização cadastral precisa ser realizada a cada dois anos ou quando houver alteração nos dados familiares, como endereço, composição familiar, escolaridade e renda. No entanto,  em razão da pandemia da Covid-19, a renovação foi escalonada pelo governo federal para que apenas as famílias que realizaram a renovação pela última vez em 2016 e 2017 sejam convocadas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley, reafirmou a importância de as famílias realizarem a renovação cadastral. “É fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do CadÚnico estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.”, afirmou.