Copa do Mundo

Ídolos de uma geração, Cristiano Ronaldo e Messi buscam título em última Copa de suas carreiras

Astros português e argentino vão para o quinto Mundial e tentam conquista inédita

Cristiano Ronaldo e Messi disputarão a última Copa de suas carreiras - Paul Ellis/AFP

Ídolos de toda uma geração, é inegável afirmar que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os dois grandes nomes do futebol mundial neste século. Juntos, acumulam nove títulos de Liga dos Campeões da Europa, 11 prêmios de melhor jogador do mundo da Fifa, 12 bolas de ouro e mais de 1.500 gols.

Entretanto, na Copa do Mundo do Catar, que tem início no próximo dia 20, a dupla chega ao pequeno país do Oriente Médio buscando algo inédito em suas vitoriosas carreiras: o título do principal torneio de seleções do planeta. 

Em trajetórias que iniciaram em 2006, ambos vão para a quinta Copa do Mundo. Fato que os coloca ao lado de outros quatro jogadores que também atuaram em cinco mundiais: os mexicanos Antonio Carbajal e Rafa Márquez, o alemão Lothar Mattäus e o italiano Gianluigi Buffon.

Aos 35 anos, o camisa 10 da Argentina já deixou claro que a Copa do Catar será a última de sua gloriosa passagem pelo futebol. "Sim, com certeza será a última que vou jogar", declarou o craque em entrevista a uma plataforma de streaming. 

Dois anos mais velho, o astro português, por sua vez, declarou em entrevista recente a Talk TV, que se Portugal ganhar a Copa, ele se aposenta dos gramados. No entanto, caso isso não aconteça, a tendência é que o gajo se despeça da camisa portuguesa em 2024. "Quero agradecer a todos que foram importantes na minha carreira. Acabou? Eles ainda vão tirar um pouco mais de carga do Cris. Quero fazer parte deste Mundial e do Europeu também, vou assumir desde agora", contou CR7 em setembro, ao receber o prêmio Quinas de Ouro, em Portugal.  

Desde que se tornaram os dois principais nomes do futebol mundial, esta é a primeira vez que Messi ou CR7 chegam à uma Copa sem um dos dois ser o dono do prêmio de melhor jogador do mundo. Aliás, desta vez, a dupla chega vivendo momentos distintos nos últimos meses.   

Após a temporada 2021/22 abaixo com a camisa do Paris Saint-Germain, Messi demonstra estar, finalmente, adaptado ao clube francês. Em 18 jogos pelo clube francês na atual temporada, o argentino tem 12* gols marcados e 14 assistências na conta.

Desempenho que faz lembrar os de alguns bons anos vestindo as cores do Barcelona. Pela albiceleste, a lua de mel com os torcedores segue em alta. Principalmente depois de tirar a Argentina da fila, de 28 anos, com o título da Copa América sobre o Brasil, em 2021. Com seis gols em Copas do Mundo, o atacante parece ter virado a liderança que os hermanos tanto sonharam em ver. 

Por outro lado, CR7 vive momento delicado na carreira. Depois de perder quase toda a pré-temporada do Manchester United, de onde tentou sair pela não classificação à Champions, o português tem sido utilizado com pouca frequência pelo técnico Erik Ten Hag. Reserva na maioria das vezes, o camisa 7 chegou a ser barrado do confronto com o Chelsea, após ato de indisciplina.

Já por Portugal, onde tem 117 gols pela equipe rubro-verde, vem tendo a titularidade questionada, muito pelas aparições nos últimos amistosos. Autor de sete tentos em Copas, Cristiano será o único jogador a marcar em cinco mundiais consecutivos, caso balance as redes no Oriente Médio. 

A estreia da Argentina, de Messi, na Copa do Catar, será em 22 de novembro, às 7h (horário de Brasília), diante da Arábia Saudita, pelo Grupo C, no Estádio Lusail. No dia 24, às 13h, será a vez de Portugal, de CR7, debutar no Mundial, contra Gana, no Estádio 974, pelo Grupo H.