Internet

PRF envia ofício à Wikipédia pedindo remoção de página que chama diretor do órgão de bolsonarista

Silvinei Vasques cumprimenta presidente Jair Bolsonaro - Valdenio Vieira/PR

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou um ofício à Wikipédia pedindo que a rede tire do ar a página sobre o diretor da corporação, Silvinei Vasques. No documento, a exclusão é solicitada alegando que foram indluída informações "iverídicas de cunho político" para denegrir a imagem do do agente e da instituição.

No site, Vasques é definido como "o bolsonarista dentro da PRF". A página diz ainda que o diretor tem "ligações com o PSL de Santa Catarina" e "relações diretas com figuras como senador Flávio Bolsonaro e o ex-governador Wilson Witzel".

O pedido para excluir a página é assinado por Luís Carlos Resichak Júnior, diretor de inteligência da PRF. Ele pede ainda que sejam identificados os responsáveis pela inclusão das informações na plataforma para "avaliação de eventuais medidas a serem adotadas".

"Saliente-se que o conteúdo tem o viés nitidamente político e a inserção de informações pejorativas sobre o dirigente da Instituição ultrapassa os limites do exercício regular do direito de informar. Evidentemente, o direito à informação não exclui garantias individuais, pois encontra nelas os seus limites, devendo-se atentar ao dever de resguardar direitos, vez que os dados divulgados manipulam a opinião pública", alega o documento.

A página no Wikipédia, além de imputar relações políticas aos diretor da PRF, trata ainda de sua carreira na corporação. O site afirma que Vasques já se "envolveu em diversas polêmicas" e relembra casos em que a atuação da PFR foi questionada durante a gestão de Vasques, como a operação na Vila Cruzeiro, comunidade do Rio de Janeiro, que terminou com 23 pessoas mortas, a abordagem policial que onde um homem morto asfixiado por gás dentro de uma viatura em Umbaúba, litoral sul de Sergipe, as operações policiais no segundo turno da eleição deste ano em diversos estados do país e a atuação da PRF durante os protestos que fecharam estradas após a divulgação do resultado do pleito.

O texto do site diz ainda que o diretor da PRF já "foi denunciado no Ministério Público Federal por participar de esquema de cobrança de propina para empresas de guincho que atuavam na BRs 101 e 280, em Santa Catarina" e que "agrediu um frentista que trabalhava na cidade de Cristalina, Goiás, após o homem se recusar à lavar os carros usados por um grupo de policias rodoviários, do qual Silvinei fazia parte". Além disso, fala que a instituição impôs um sigilo de 100 anos sobre processos administrativos disciplinares envolvendo o diretor.

A Wikipédia é uma enciclopédia aberta para qualquer um editar, exigindo apenas um registro do usuário, um batalhão de voluntários busca garantir que as páginas apresentem as trajetórias de figuras públicas com imparcialidade. De acordo com as regras da plataforma, as edições só podem ser feitas se forem amparadas por fontes confiáveis e verificáveis, como a imprensa profissional, revistas científicas, documentos públicos e artigos acadêmicos.