Futebol

Confira os premiados do Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet 2022

Gustavo Scarpa (Palmeiras) e Adriana Leal (Corinthians) ficaram com a Bola de Ouro

Premiados no Bola de Prata - Guido Bompan

A 53ª edição do ESPN Bola de Prata Sportingbet,  realizada nesta segunda-feira (14), homenageou os melhores jogadores e jogadoras do Campeonato Brasileiro de 2022. O evento deste ano premiou pela segunda vez a seleção do campeonato feminino e contando com shows de grandes figuras do cenário musical brasileiro.

O grande destaque da premiação foi o Palmeiras, equipe que conquistou o décimo primeiro título do Campeonato Brasileiro e ampliou o recorde na competição. O clube teve sete atletas premiados, além de Abel Ferreira, eleito o melhor técnico recebendo o prêmio Telê Santana. Gustavo Scarpa, o Bola de Ouro do Brasileirão 2022, foi a principal atração da cerimônia. Em despedida do Palmeiras, o meia liderou o torneio em assistências e também levou para casa o troféu de melhor meia.

“Minha participação no Palmeiras foi incrível e quero agradecer a Deus, amigos, família e esposa. Os treinos, jogadas ensaiadas com os companheiros acabam ajudando o entrosamento. Com atacantes bons como temos, volantes, o time entrosado, zagueiros artilheiros, tudo isso facilita meu trabalho. Ganhar esse prêmio era um dos meus maiores sonhos. Estou muito feliz de encerrar minha passagem no Palmeiras com prêmios individuais e títulos”, disse o novo jogador do Nottingham Forest,à ESPN.

Adriana Leal, craque do Corinthians, ganhou a Bola de Ouro no feminino. “Tenho só agradecer a Deus, jamais imaginei ganhar esse prêmio. Fazer parte deste time é muito importante e espero continuar trabalhando para conquistar novos prêmios. Se não fossem minhas companheiras eu não estaria aqui. Dedico ao Corinthians, minhas companheiras e toda a comissão técnica do clube”.

Outro destaque alviverde foi o atacante ídolo da torcida palmeirense Dudu. O atleta venceu o prêmio pela quinta vez e igualou a marca de Zico, Júnior e Renato Gaúcho como os segundos a mais receberem a Bola de Prata, ficando atrás apenas do recordista Rogério Ceni (7). “Quero agradecer a Deus e a meus companheiros. Esta é minha quinta Bola de Prata e espero que ano que vem eu esteja aqui para ganhar novamente”, afirmou Dudu que elegeu o gol contra o Avaí o seu mais bonito na competição.

Cano, artilheiro do Brasileirão e também do país na temporada, levou seu filho Lorenzo ao palco e comentou sobre o momento especial que vive na carreira. “Estou muito feliz. Primeiramente agradeço a Deus, meu filho Lorenzo e minha esposa. Chegar ao futebol brasileiro é muito difícil e sentir esse apoio de todos é importante. Destaco também o trabalho do Fernando Diniz que foi muito bom nesta temporada. Nada é fácil e sempre queremos mais para conseguir novos objetivos. Quero agradecer também meus companheiros que também fazem parte disso”.

Entre as mulheres, a artilheira do ano foi Cristiane, craque do Santos que fez história pela seleção brasileira. “Estou extremamente feliz com o prêmio. O segredo é continuar me cuidando muito, porque já tenho 37 anos. O desafio é ainda maior, mas conto com suporte da minha esposa, do meu filho e do meu clube”.

No feminino, o Corinthians foi a equipe de destaque. Vivenciando uma hegemonia no futebol nacional, a equipe venceu o Brasileirão pelo terceiro ano consecutivo e teve 6 atletas com a Bola de Prata, além da Bola de Ouro que ficou com a atacante Adriana e o prêmio Telê Santana de Melhor Treinador com Arthur Elias. Palmeiras, Internacional, São Paulo e Santos também tiveram atletas premiadas.

Os torcedores do Timão também puderam acompanhar a atacante do clube Grazi sendo homenageada com o prêmio “Reflexões”. A categoria inaugurada na edição de 2021, que premiou Reinaldo, lenda do Atlético-MG por sua luta no combate ao racismo, neste ano tinha como foco as contribuições feitas em prol da igualdade de gênero. A camisa 7 do Corinthians foi premiada por ser uma das personalidades do futebol nacional mais engajadas neste tema.

Em avaliação realizada pelos jornalistas da ESPN e também por critérios técnicos do DataESPN, equipe de análises estatísticas da emissora, a seleção do campeonato masculino ficou definida da seguinte maneira: Cássio (Corinthians); Gustavo Gómez (Palmeiras), Murilo (Palmeiras); Marcos Rocha (Palmeiras), Joaquín Piquerez (Palmeiras); André (Fluminense), Zé Rafael (Palmeiras); Gustavo Scarpa (Palmeiras), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo); Germán Cano (Fluminense) e Dudu (Palmeiras).

Seguindo os mesmos critérios de avaliação, a seleção feminina foi dominada por equipes paulistas. As premiadas foram: Lelê (Corinthians); Bruna Benites (Internacional), Andressa Pereira (Corinthians); Fê Palermo (São Paulo), Tamires (Corinthians); Diany (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras); Duda (Internacional), Gabi Zanotti (Corinthians); Adriana Leal (Corinthians) e Bia Zaneratto (Palmeiras).

Criado em 1970 pela Revista Placar e produzido exclusivamente pela ESPN desde 2016, o ESPN Bola de Prata Sportingbet é reconhecido nacionalmente como o prêmio mais tradicional do futebol brasileiro, coroando temporadas espetaculares de lendas que marcaram época no cenário nacional e internacional da modalidade com a Bola de Ouro. Dentre os ganhadores deste troféu estão: Zico, Dirceu Lopes, Toninho Cerezo, Falcão, Rogério Ceni, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano e Neymar.