COPA NO CATAR

Ex-presidente da Argentina aponta Alemanha como favorita: "Raça superior sempre joga até o final"

Declaração foi feita para um programa de TV, quando questionado sobre as chances da Argentina de ganhar o Mundial

Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina - Eitan Abramovich/AFP

O ex-presidente da Argentina e também do time Boca Juniors, Maurício Macri, apontou a seleção da Alemanha como uma das cinco favoritas na Copa do Mundo do Catar "porque raça superior sempre joga até a final”.

Macri participava de um programa de televisão no canal TN e quando perguntado se a Argentina tem chance de ser campeã do mundo, ele respondeu:

"Tem muita e também nenhuma porque o futebol está muito competitivo. Entre os cinco candidatos que hoje podem ganhar, obviamente tem o Brasil, Portugal com jogadores muito bons, França também com jogadores muito bons e o último campeão e a Alemanha que nunca pode ser descartada porque é uma raça superior, sempre jogam até o final", disse.


A fala de Macri gerou forte repercussão nas redes sociais. Internautas do país criticaram a declaração, que reproduz a tese de raça superior da Alemanha nazista.

A 'raça superior' citada por Macri é um conceito racista do século XXI, defendido por radicais da supremacia branca. Foi um dos pontos de maior ênfase do Partido Nazista alemão, que tinha como líder Adolf Hitler e levou ao extermínio de milhões de judeus.

Macri foi presidente da Argentina de 2015 até 2019. Seu mandato foi marcado pelo caos econômico e recessão. Na tentativa da reeleição, ele foi derrotado por Alberto Fernández.