Religião

Dom Helder Câmara está mais perto de ser declarado venerável pela Igreja, anuncia dom Fernando

Foi concedida a validação jurídica de todo o material enviado a Roma para o processo de beatificação e canonização

Destaque na luta dos direitos humanos, Dom Hélder Câmara acumula diversas homenagens - Evelson de Freitas/Folhapress

Arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985, dom Helder Câmara está mais perto de ser declarado venerável pela Igreja Católica. O anúncio foi feito no encerramento do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), na terça-feira (15), pelo atual arcebispo, dom Fernando Saburido. 

A condição de venerável é um dos passos para a canonização. Depois dela, quando confirmado um milagre, o venerável se torna beato e, assegurado mais uma milgre, se torna santo.

Segundo o arcebispo, foi concedida a validação jurídica de todo o material enviado a Roma para o processo de beatificação e canonização de dom Helder Câmara - é isso que pode torná-lo venerável muito em breve.

Dom Fernando leu o comunicado enviado pelo vice-postulador da causa de canonização de Dom Helder, frei Jociel Gomes, arrancando aplausos dos fiéis.

"Comunico que foi emitido hoje [terça], em Roma, o decreto de validade jurídica do processo de dom Helder Camara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos", diz trecho do documento enviado pelo vice-postulador da causa de canonização, o frei Jociel Gomes.

O processo irá seguir com a nomeação de um relator e início da elaboração da positio - espécie de tese de doutorado em que devem se expôr argumentos que demonstrem que a pessoa viveu heroicamente as virtudes da fé.

Esse documento será posteriormente analisado pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o papa poderá declará-lo “venerável”.