ARTES VISUAIS

Projeções de Mozart Santos iluminarão os rios e ruas do Recife

Os espetáculos de luz celebram João Cabral de Melo Neto e Miró da Muribeca e fazem parte da programação do Rec'n'Play

Mozart Santos - Crédito: Lana Pinho

Como parte da programação dos Polos de Fotografia e Ecologia do Rec’n Play e da exposição “Afinal, o que é poesia?”, em cartaz no Cais do Sertão, o artista pernambucano transmídia Mozart Santos realiza uma série de intervenções urbanas inéditas na cidade, entre quarta-feira (16) e sexta-feira (18).

“A intenção é colocar as palavras que falam sobre a cidade, as paredes e os rios, em contato com a cidade. Uma poesia visual em escala urbana. Uma arte-paisagem. É uma obra que só faz sentido ser projetada sobre Recife, porque, tanto a poesia de Miró como a obra de João Cabral, falam sobre locais de Recife. Criaremos obras de site specific, obras que ‘falam’ sobre o local em que estão sendo projetadas”, explica Mozart Santos.

Poemas de João Cabral de Melo Neto e de Miró da Muribeca iluminarão rios e ruas do Recife através de projeções, em um espetáculo que coloca em confronto, significado e significante. As exibições são completamente gratuitas e acontecem a partir das 18h, nas margens do Rio Capibaribe e na Rua Duque de Caxias. 

Quem assina a curadoria da performance é do fotógrafo Fred Jordão e o responsável pelo registro será o olindense Xirumba Amorim, artista que traz a experiência em fotografias sobre o rio. “A performance é efêmera, é uma escrita com luzes projetadas, por isso é necessário registros de foto e vídeo'', comenta Xirumba. O resultado do trabalho se transformará em um livro de poesias visuais de Mozart Santos, com fotografias de Amorim.

“Quando pensei em quem poderia convidar para o Rec’n Play  foi óbvio pensar em Mozart. Eu queria alguém que expandisse o espaço tradicional de visualização das imagens. Um trabalho que fosse ao vivo, que fosse impresso na cidade, nos prédios e nos rios. Mozart vem pesquisando estas fronteiras há um bom tempo e sempre tem algo pra nos surpreender. Não vai ser diferente neste Rec’n Play”, pontua o fotógrafo e curador Fred Jordão.

“Afinal, o que é poesia?” é uma exposição intimista, que marca o centenário de João Cabral de Melo Neto no Recife e ficará em cartaz até o dia 30 de novembro. A mostra exibe aspectos pouco conhecidos da vida e da obra de João Cabral de Melo Neto, falecido no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1999. 

 

Serviço:
Projeções de Mozart Santos Celebram João Cabral de Melo Neto e Miró da Muribeca
Preço: Gratuito
Programação:
Performance “Molhando as Palavras”: quarta (16), quinta-feira (17), a partir das 18h, em frente ao cinema São Luiz, nas Margens do Rio Capibaribe
Performance “O poeta das Ruas”: sexta-feira (18), a partir das 18h, na Rua Duque de Caxias