Solidariedade

Campanha Papai Noel dos Correios disponibiliza adoção de cartinhas em Pernambuco

Lançamento da campanha ocorreu nesta quinta-feira (17), na Secretaria de Educação de Paulista

Lançamento da campanha papai noel dos correios 2022 na Secretaria de Educação de Paulista - Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

A tradicional campanha Papai Noel dos Correios está aberta para quem desejar adotar um dos milhares de pedidos de Natal de crianças de todo o país. A iniciativa, que é uma das maiores ações de solidariedade do Brasil, é realizada anualmente pelos funcionários dos Correios. Em Pernambuco, o lançamento da campanha ocorreu nesta quinta-feira (17) em Paulista, Região Metropolitana do Recife, em cerimônia que celebrou os 33 anos da iniciativa.

No evento, crianças das escolas municipais São Bento e Carlos Wilson recepcionaram o Papai Noel, leram cartinhas e realizaram apresentações musicais, incluindo um coral infantil de Língua Brasileira de Sinais. 

O prefeito Yves Ribeiro esteve presente na cerimônia e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento das crianças. “Um projeto como esse dos Correios, que existe há 33 anos, é fundamental para o incentivo e esperança dessas crianças, para um novo horizonte”, destacou o prefeito.

A iniciativa também tem um valor pedagógico para as crianças. As cartinhas enviadas precisam ser manuscritas, incentivando a criatividade e a redação dos pequenos. Professora da rede municipal de Paulista, Janaina de Medeiros se sente grata em participar da iniciativa, acompanhando de perto o desenvolvimento dos estudantes. 

“É a primeira vez em que a turma participa ativamente escrevendo as cartinhas e foi muito gratificante, embora trabalhoso. É uma turma de primeiro ano, nem todos estão alfabetizados, mas é gratificante realizar um pouco do sonho dessas crianças que são tão carentes”, afirmou.  

Aluno da rede municipal, Lucas Rodrigo, com 7 anos, não perdeu a oportunidade de escrever seus pedidos para o bom velhinho este ano. “Foi muito bom, me senti muito feliz com isso”, disseele. 

Qualquer criança da sociedade pernambucana matriculada em escola pública até o primeiro ano do ensino fundamental ou até dez anos de idade pode escrever sua cartinha e cadastrar no Blog Noel até o próximo dia 30. Crianças portadoras de deficiência não têm limite de idade para participar. 

Os interessados em apadrinhar o pedido de uma criança têm até o dia 16 de dezembro para realizar o cadastro através do Blog Noel e escolher uma cartinha contendo o presente desejado. Com o presente em mãos, o doador precisa se dirigir ao ponto de entrega indicado no blog, levando o nome da criança e o número da cartinha na embalagem.