manifestação

Recife recebe, neste domingo (20), marcha em alusão ao Dia da Consciência Negra

A concentração do ato será no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio

Manifestação é promovida pela Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) - Marlon Diego/Divulgação

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, movimentos que integram a Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) saem em marcha pelas ruas do Recife, neste domingo (20).

Durante a ação, serão realizadas intervenções artísticas de poetas, artistas visuais e músicos negros pernambucanos. O tradicional Afoxé Alafin Oyó também estará presente na marcha, junto à Batucada das Meninas, do Grupo Curumim.

A concentração do ato, que tem como tema “Faremos Palmares de novo: educação, saúde, trabalho e poder ao povo preto”, será no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central da cidade, a partir das 13h. De lá, os grupos seguem para o Marco Zero, no Bairro do Recife, onde a manifestação termina. 

O Dia da Consciência Negra, celebrado deste domingo (20), surge com o objetivo de homenagear a luta de Zumbi e Dandara, líderes do Quilombo dos Palmares. A data também rememora a resistência das populações negras brasileiras, que há mais de 500 anos se articulam pelo fim do racismo institucional no país.

Articulação Negra de Pernambuco
A Articulação Negra de Pernambuco é uma rede de ativistas e organizações negras, que tem atuado no enfrentamento ao racismo no Estado. Atualmente, conta com cerca de 30 coletivos, organizações e movimentos vinculados. A atuação acontece por meio de denúncias, proposições e recomendações para a formulação, execução e avaliação de políticas públicas racialmente justas.

Serviço:
Marcha da Consciência Negra de Pernambuco 
Data: 20/11
Local: 13h, na Praça do Carmo, Centro