Bocha

Com seis medalhistas paralímpicos, Seleção Brasileira de Bocha é convocada para o Mundial

A lista conta com onze atletas, que vão desde os multimedalhistas Eliseu dos Santos e Maciel dos Santos à jovens promessas da modalidade como Andreza Vitória e Iuri Tauan

Seleção brasileira de bocha - Bruno de Lima/ANDE

Durante live no Facebook e no Youtube do Comitê Paralímpico Brasileiro, com o Presidente da ANDE (Associação Nacional de Desportos para Deficientes), Artur Cruz, e o Diretor Técnico, Leonardo Baideck, foi divulgada nesta sexta (18) a convocação da seleção brasileira de bocha para o Mundial da modalidade A lista conta com onze atletas, que vão desde os multimedalhistas Eliseu dos Santos e Maciel dos Santos à jovens promessas da modalidade como Andreza Vitória e Iuri Tauan. O Mundial de Bocha Paralímpica será de 5 a 13 de dezembro, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo Youtube da ANDE.

O mais experiente desse grupo de onze grandes nomes é o cearense, radicado em Mogi das Cruzes (SP), Maciel dos Santos, de 37 anos. Esta é a sétima participação em campeonatos mundiais do campeão paralímpico da classe BC2 nos Jogos Londres 2012. "A experiência é um ponto a favor, ainda que pequena por já conhecer toda a estrutura e formato do torneio, que é muito maior, mais difícil e longo do que as Paralimpíadas. Também ter vivido a Rio 2016 me ajuda muito a administrar a cobrança e a responsabilidade de jogar em casa com a pressão da torcida. Isso não me assusta", afirmou o atleta número um do mundo na classe BC2.

Na outra ponta, entre outros nomes da seleção brasileira com apenas 21 anos, está Andreza Vitória. A jovem pernambucana, que lidera o ranking feminino mundial na classe BC2, tem uma carreira longa em torneios internacionais, mas em mundiais será a primeira vez. Além da disputa no individual, Andreza também estará na Equipe BC1/BC2 ao lado do potiguar Iuri Tauan, também com 21, e do Maciel, que só de carreira tem mais de 25 anos de estrada.

“Qualquer projeto de alto rendimento, o mais bem sucedido que ele seja, ele tem que ter um olhar voltado para a renovação. Por isso, a gente já está trabalhando pensando em Los Angeles (2028), sim, e mais para frente em Brisbane (2032). Não é porque você tem o primeiro do ranking mundial, que você tem medalhistas de ouro que você vai esperar o resultado ficar ruim para iniciar o processo de renovação”, avaliou Leonardo Baideck, Diretor Técnico da ANDE. 

A lista completa com os onze nomes é formada por Andreza Vitória Ferreira de Oliveira, Leticia Karoline dos Santos e José Carlos Chagas de Oliveira (BC1), Iuri Tauan Saraiva da Silva e Maciel de Sousa Santos (BC2), Antonio Leme, Evani Soares da Silva Calado, Evelyn Vieira de Oliveira e Mateus Rodrigues Carvalho (BC3) e Eliseu dos Santos e Josiane Batista da Silva (BC4). Acesse aqui o perfil completo de todos os atletas convocados!