Comércio

Véspera da Copa do Mundo aquece o comércio no Centro do Recife

Camisetas, bandeiras, toalhas e chapéus estão entre os artigos mais procurados pelos consumidores

Comércio esquenta nas vésperas da abertura da copa do mundo 2022 - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

O principal evento esportivo do planeta está cada vez mais perto. No Recife, os comerciantes aproveitam a empolgação dos torcedores para investir nos artigos da seleção brasileira. Camisetas, toalhas, chapéus, copos, bandeiras e artigos de decoração estão na mira do consumidor que deseja demonstrar sua expectativa pelo hexacampeonato na Copa do Mundo. 

Érica Maria é uma das torcedoras que esperou os últimos momentos para se dirigir ao bairro de São José, no Centro do Recife, para comprar a camiseta da seleção brasileira. “Deixei pra última hora, agora tá bem pertinho”, afirmou a consumidora. 

Os comerciantes confirmam que os torcedores preferiram deixar as compras para a última hora. De acordo com Eduardo Albuquerque, que trabalha em um comércio da região, as vendas tiveram um aumento significativo após o fim do período eleitoral, mas a preferência dos consumidores não está sendo pela camisa verde e amarela. 

“Depois que passou o período eleitoral, deu um ‘boom’ e está havendo muita procura da camisa azul. A amarela sai, mas não tanto quanto a azul”, destacou o comerciante.

Além das camisetas, as tradicionais bandeiras também fazem parte da procura dos consumidores e estão disponíveis nos mais variados preços. As bandeiras mais simples custam em torno de R$ 5, enquanto as maiores e mais resistentes podem chegar ao valor de R$ 300.

Janana Fernandes, gerente de uma loja na Rua das Calçadas, afirma suas expectativas para o bom desempenho da seleção e consequentemente das vendas no comércio recifense. “As expectativas são as melhores possíveis. Enquanto o Brasil tá ganhando, o pessoal tá comprando”, afirmou.