Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 sacode costa oeste da Indonésia

Segundo o sistema de alerta da Índia, o terremoto pode gerar um tsunami, informação que o sistema da Indonésia nega

Cidade de Bengkulu, no oeste da Indonésia. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto aconteceu cerca de 212 quilômetros ao sudoeste da cidade - Reprodução / Google Maps

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que um tremor de magnitude 6,9 atingiu na tarde desta sexta-feira (18) a costa oeste da Indonésia.

Nenhuma vítima ou danos foi relatado até o momento.

O terremoto ocorreu às 20h30 local (10h40 horário de Brasília) cerca de 212 quilômetros ao sudoeste da cidade de Bengkulu, informou o USGS.

O Sistema de Alerta de Tsunami do Oceano Índico (IOTWMS) da Índia disse que o terremoto pode gerar um tsunami, "com base em dados históricos e na formação de tsunamis", acrescentando que "monitorará a situação".

O IOTWMS da Indonésia, porém, disse em seu site que não detectou "nenhuma ameaça de tsunami". O epicentro foi localizado perto da pequena ilha de Enggano.

Contactados pela AFP, os moradores de Bengkulu disseram que quase não sentiram o tremor.

A Indonésia está localizada no "anel de fogo" do Pacífico e, portanto, sofre frequentemente com terremotos.

Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu em janeiro de 2021 a ilha de Sulawesi, deixando mais de 100 pessoas mortas e milhares de desabrigadas.