Copa do Mundo 2022

Em jogo de oito gols, Inglaterra goleia Irã em estreia na Copa do Mundo

Ingleses não tomaram conhecimento dos iranianos no primeiro jogo do dia

Saka (esq.) marcou dois dos seis gols ingleses na vitória - Anne-Christine POUJOULAT / AFP

A Inglaterra goleou o Irã por 6 a 2 na abertura do segundo dia da Copa. O 'English Team' não tomou conhecimento dos iranianos, que perderam ainda no primeiro tempo o seu goleiro titular após um choque com seu companheiro de equipe.

Aos 8 minutos, Kane cruzou a bola na área para Maguire finalizar para fora. No lance, o goleiro iraniano Beiranvand se chocou com seu companheiro de time, o zagueiro Majid Hosseini. Apesar de tentar continuar na partida, o goleiro acabou pedindo para ser substituído. Ele saiu com uma suspeita de concussão e no seu lugar entrou Hossein Hosseini.

Após 11 minutos de paralisação para o atendimento e substituição do jogador iraniano, o jogo voltou truncado, mas logo os ingleses tomaram conta do jogo e abriram o placar. Primeiro, Maguire acertou o travessão após cobrança de escanteio aos 31 minutos. Aos 34, em jogada pela esquerda entre Sterling e Shaw, o lateral cruzou a bola na área para Jude Bellingham cabecear e abrir o placar. Esse foi o primeiro gol do meia pelo ‘English Team’.

Aos 42, outra bola aérea na área iraniana, Maguire escorou e Saka pegou de primeira para mandar no ângulo e ampliar o placar. Os iranianos ficaram na reclamação com o árbitro brasileiro Raphael Claus, sobre uma falta de Maguire, mas nem Claus e nem o VAR marcaram.

Três minutos depois veio o terceiro gol. Em ataque rápido pela direita após boa construção de jogada dos ingleses, Kane cruzou e Sterling só teve o trabalho de empurrar para as redes. Com 14 minutos de acréscimo, os iranianos recuaram o time e viram os ingleses jogarem até o fim da primeira etapa. 

Segundo Tempo movimentado

Os iranianos promoveram três substituições no intervalo, porém a Inglaterra manteve o controle da partida, mesmo em ritmo mais lento. Apesar disso, os ingleses ampliaram com Saka, aos 17, após jogada pelo meio de Sterling. O ponta do Arsenal recebeu na direita, limpou e bateu de esquerda no canto.

Os iranianos conseguiram fazer um gol aos 20, com Taremi, que recebeu ótimo passe de Gholizadeh e chutou forte e alto no gol de Pickford. Essa foi a primeira finalização no alvo do Irã na partida. No lance, Maguire acabou sentindo e foi substituído. Southgate aproveitou a paralisação para fazer quatro mudanças.

Um dos que entraram foi Rashford, que com menos de um minuto em campo aproveitou a bola recebida na esquerda, deixou um marcador no chão e fez o quinto gol inglês. Após o gol, o jogo ficou morno, os iranianos tiveram outra chance com Taremi, mas o atacante mandou para fora. 

Os ingleses apostavam na velocidade para levar perigo e com isso chegaram ao sexto gol, aos 44. Callum Wilson avançou pela direita sozinho, entrou na área e apenas tocou de lado para Grealish finalizar com o gol vazio.

Com o jogo já resolvido, os ingleses diminuiram o ritmo e permitiram a chegada do Irã. Primeiro com Azmoun, que chutou cruzado para uma defesaça de Pickford, a bola ainda pegou no travessão antes de sair. No último lance da partida, Hajsafi cobrou a falta nas mãos do goleiro inglês, mas o VAR chamou Claus, que assinalou penâlti. Na cobrança, Taremi fez seu segundo gol e deu números finais a partida.

Na segunda rodada, os ingleses enfrentam os Estados Unidos pela segunda rodada, enquanto os iranianos encaram o País de Gales. Ambos os jogos acontecem dia 25/11 (sexta-feira)

Ficha Técnica

Inglaterra 6
Pickford; Shaw, Maguire (Dier), Stones e Trippier; Rice, Bellingham, Mount (Foden), Saka (Rashford) e Sterling (Grealish); Kane (Wilson). Técnico: Gareth Southgate (4-2-3-1) 

Irã 2
Beiranvand (Hossein Hosseini); Mohammadi (Torabi), Majid Hosseini, Cheshmi (Kanaani) e Moharrami; Hajsafi, Mourollahi (Azmoun) e Karimi (Ezatolahi); Pouraliganji, Taremi e Jahanbakhsh (Gholizadeh). Técnico: Carlos Queiroz (4-3-3) 

Árbitro: Raphael Claus/BRA
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa/BRA e Danilo Ricardo Simon Manis/BRA
Árbitro de Vídeo (VAR): Leodan Gonzalez/URU
Gols: Bellingham (34’/1ºT), Saka (42’/1ºT, 17'/2ºT), Sterling (45’/1ºT), Rashford (25’/2ºT) e Grealish (44'/2ºT)/ING; Taremi (20’/2ºT, 45'+12/2ºT)/IRA
Cartões Amarelos: Pouraliganji e Jahanbakhsh/IRA