Com muitos desfalques e olhos em Mbappé, França estreia contra Austrália; veja as escalações
Australianos tentam se aproveitar do momento da seleção francesa, que foi a que mais sofreu com cortes por lesão
Atual campeã do mundo, a França inicia sua defesa do título nesta terça (22), às 16h, contra a Austrália, fechando o terceiro dia de Copa do Mundo. A partida é uma repetição de 2018 na Rússia, onde ambas as seleções se enfrentaram na primeira rodada e os franceses venceram por 2 a 1.
A ‘Bruxa’ está solta
A seleção francesa vai muito desfalcada para o confronto, uma vez que perdeu peças importantes devido a lesões ocorridas antes e depois da convocação. O técnico Didier Deschamps já sabia que não poderia contar com Maignan, Kanté, Pogba e Kamara para o torneio.
Após divulgar a lista final, os franceses também perderam Kimpembe (Tendão de aquiles, ainda pelo PSG), Nkunku, após uma dividida com Camavinga já na preparação da seleção, e Benzema. O atual melhor jogador do mundo sentiu a coxa esquerda e após exames, foi constatado uma ruptura no local. Camavinga é outro que preocupa, o meia não participou dos últimos dois treinos da seleção.
Com tantos nomes importantes de fora, o destaque dos ‘Les Bleus’ está em Kylian Mbappé. Principal jogador da seleção, atacante foi peça importante na última Copa e Didier Deschamps quer que a responsabilidade dele com o time aumente.
"Kylian era jovem em 2018 e ainda é. Ele já era maduro na época e agora é mais ainda. Ele tem mais reconhecimento mundial. Sempre faz a diferença e vamos precisar dele. Ele sabe disso. É um dos poucos que pode ser decisivo em todos os momentos", disse
O técnico francês também confirmou que Varane está melhor fisicamente mas não vai começar a partida e que não vai trazer nenhum substituto para o lugar de Benzema. “Temos 25 jogadores. Creio que há muitas opções.”, comentou Deschamps e elogiou Giroud, que deve ser o substituto. “Ele está aqui e é bom”, completou.
Socceroos tentam surpreender
Os australianos vão tentar aproveitar que seus adversários estão “remendados” e não estão em boa fase para conseguir arrancar um bom resultado. Azarões do grupo, a Austrália também não está em boa fase, apenas conseguindo a classificação para a Copa na repescagem, eliminando Arábia Saudita e Peru.
Além disso, também sofreram com desfalque por lesão. O atacante Martin Boyle foi cortado após não conseguir se recuperar da lesão que teve em agosto. O técnico Graham Arnold lamentou o corte do atleta.
“Todos lamentamos pelo Martin e é um golpe cruel para ele às vésperas da Copa do Mundo. Ele foi uma peça fundamental na nossa jornada para chegar ao Catar e o agradecemos muito por tudo que nos deu”, disse.
O treinador confirmou que o substituto será o jovem atacante Marco Tilio, de apenas 21 anos, do Melbourne City.
Como ânimo para buscar um resultado considerado por muitos como "improvável", os australianos podem contar com alguns dados interessantes.
O primeiro é que a França é responsável pela pior defesa de título da história das Copas. Os franceses, campeões em 98, foram eliminados na fase de grupos em 2002 sem marcar nenhum gol e fazendo apenas um ponto (um empate e duas derrotas). A última seleção a conseguir defender seu título foi o Brasil (1958 e 1962).
Para completar, muito se fala da ‘maldição do campeão’. Os últimos três campeões mundiais (Itália/2006, Espanha/2010 e Alemanha/2014) foram eliminados na fase de grupos da Copa seguinte. A última seleção a ser campeã e passar de fase na Copa seguinte foi o Brasil em 2006.
Veja as prováveis escalações e onde assistir:
França
Lloris; Pavard, Upamecano, Konate e Lucas Hernández; Tchoauméni, Rabiot, Fofana e Griezmann; Mbappé e Giroud. Técnico: Didier Deschamps (4-3-1-2)
Austrália
Matt Ryan; Atkinson, Rowles, Wright e Behich; Irvine, Aaron Mooy; Boyle, Hrustic e Leckie; Duke. Técnico: Graham Arnold (4-5-1)
Hora: 16h
Local: Estádio Al Janoub
Árbitro: Victor Gomes/AFS
Assistentes: Zakhele Siwela/AFS e Souru Phatsoane/LES
Árbitro de Vídeo (VAR): Drew Fischer/CAN
Transmissão: Globo, SporTV e CazéTV (Youtube e Twitch)