Copa do Mundo

Em jogo duro, Holanda bate Senegal e estreia com vitória na Copa

Europeus sofreram, mas conseguiram a vitória graças a gols de Gakpo e Klaassen no fim da partida

Holanda vence o Senagal por 2x0 - Ozan Koze/AFP

Foi no sufoco, mas a Holanda venceu seu compromisso pela 1ª rodada da Copa do Mundo, na tarde desta segunda-feira (21). Em duelo duro, válido pelo Grupo A, a Laranja Mecânica derrotou a boa seleção de Senegal pelo placar de 2x0, e salta na frente por uma vaga na próxima fase do Mundial. Os gols da partida foram marcados por Gakpo e Klaassen, ambos na reta final do segundo tempo.

Mesmo sem o craque Sadio Mané, Senegal fez jus ao posto de segunda melhor seleção do grupo. No primeiro tempo, os holandeses foram um pouco superior, em duelo de bastante trocação, mas sem muitas oportunidades claras de gol. Não à toa, a única bola que foi na direção da meta saiu dos pés de Sabaly, em fácil defesa feita por Noppert, aos 32 minutos. Momentos antes, Janssen teve boa chance pelo lado europeu, mas foi interceptado pela defesa senegalesa. 

Na volta do intervalo, os times voltaram sem alterações, mas dispostos a abrirem o placar. Van Dijk, de cabeça, quase fez para a Holanda. No entanto, as boas chegadas da equipe comandada por Van Gaal pararam por aí. 

Mais inteiro fisicamente, Senegal passou a controlar as ações ofensivas. Foram pelo menos três chegadas antes do 20 minutos. Na última delas, Boulaye Dia recebeu dentro da área pela direita e chutou para a defesa de Noppert. Na sequência, foi a vez de Gueye tentar e ver o arqueiro holandês afastar o perigo. 

Quando o jogo se encaminhava para a reta final, os senegaleses acabaram sendo castigados. Em rara chegada da Holanda na etapa complementar, De Jong lançou na área, e Gakpo se antecipou a Mendy para, de cabeça, abrir o placar. 

Sentindo o golpe, Senegal ainda viu os europeus aumentarem a vantagem, aos 53. Após Mendy dar rebote em chute de Depay, Klaassen finalizou para dar números finais ao encontro. 

Na próxima rodada, os holandeses voltam a entrar em campo para encarar o líder da chave, Equador, às 13h, no International Khalifa. Mais cedo, às 10h, no encontro dos perdedores 1ª rodada, Senegal encara os anfitriões, Catar, no Al Thumama.