Queda de pequeno avião em área residencial deixa oito mortos na Colômbia
Avião de pequeno porte caiu em uma área residencial de Medellín, no noroeste da Colômbia
Oito pessoas morreram nesta segunda-feira (21) quando um pequeno avião em que viajavam caiu em uma área residencial de Medellín, no noroeste da Colômbia, informaram autoridades locais.
A aeronave "fazia a rota de Medellín com o município de Pizarro no Departamento de Chocó [oeste]; é um voo de cerca de 25 minutos, temos registro de seis passageiros e dois tripulantes falecidos", declarou aos jornalistas Daniel Quintero, prefeito da cidade de quase 3 milhões de habitantes.
Um dos mortos é o gerente do Grupo San Germán Express, que operava a aeronave acidentada. Ainda não há informações sobre vítimas no bairro de classe média alta Belén Rosales, onde ocorreu o acidente.
"Eu imediatamente vi como algo súbito, como uma sombra [...] imediatamente [depois] subiu como uma labareda de cinco metros do teto da casa para cima, e depois uma nuvem condensada de fumaça preta", disse à AFP Jorge Armando Figueroa, vizinho do lugar onde caiu a aeronave.
Vídeos difundidos pela prefeitura de Medellín mostravam bombeiros apagando o incêndio e um grupo de socorristas removendo escombros de uma edificação parcialmente destruída.
Segundo Quintero, "o avião se partiu em três pedaços" e "seis edifícios foram atingidos", por isso as autoridades estão realizando uma "análise estrutural" para determinar os riscos de desabamento nas residências atingidas.
A autoridade aeronáutica do país indicou, em um comunicado, que uma equipe de investigadores estava a caminho do "local dos fatos para coletar evidências que permitam determinar as causas do acidente".
'Aterrorizante'
Mais cedo, o prefeito de Medellín havia informado sobre a colisão no Twitter, com um texto acompanhado de um vídeo no qual se vê uma coluna de fumaça preta saindo de um local onde há casas e edifícios.
"Este avião, no momento da decolagem, apresenta uma falha em um motor, o piloto lamentavelmente não consegue manter o avião no ar e cai neste setor" da Zona Oeste da cidade, detalhou Daniel Quintero.
O local onde o avião caiu é vizinho ao aeroporto Olaya Herrera, o segundo maior da cidade, destinado principalmente a cobrir rotas locais. Doze voos, entre saídas e chegadas, foram cancelados por causa do acidente, de acordo com o aeroporto.
"Foi aterrorizante. Eu estava tomando uma ducha e senti que algo pesado tinha caído", afirmou Elena Mejía, moradora de Belén Rosales.
Em 2016, um avião que transportava a equipe brasileira de futebol Chapecoense colidiu nas montanhas próximas a Medellín, deixando 71 mortos das 77 pessoas a bordo.
O acidente ocorreu quando a aeronave, que saiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, estava perto de aterrissar no aeroporto internacional colombiano de Medellín, onde a equipe deveria disputar a final da Copa Sul-Americana diante do Atlético Nacional.
Entre as vítimas morreram 19 jogadores da Chapecoense e 14 integrantes da comissão técnica.
O Departamento de Chocó, para onde se dirigia o avião nesta segunda-feira, é uma área de floresta do litoral do Pacífico de difícil acesso por rodovia.
Medellín é a segunda cidade mais visitada por turistas na Colômbia, depois de Bogotá e à frente da caribenha Cartagena.