Terremoto

Terremoto de 7 graus de magnitude provoca pânico e cortes de energia nas Ilhas Salomão

A energia elétrica foi cortada em algumas áreas da capital Honiara

Carros danificados pela queda de partes da fachada de um prédio em Honiara, Ilhas Salomão, após terremoto de 7 graus de magnitude - Lorraine Paro / AFP

Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu as Ilhas Salomão nesta terça-feira (22) e provocou momentos de pânico, com o corte de energia elétrica em algumas áreas da capital Honiara.

O tremor também gerou um alerta de tsunami para áreas costeiras do arquipélago em um raio de 300 quilômetros do epicentro, mas poucas horas depois a advertência foi desativada, informou o Centro de Alertas do Pacífico.

Um repórter da AFP na capital do arquipélago, Honiara, disse que o abalo causado pelo terremoto durou cerca de 20 segundos.

"Foi grande", disse à AFP Joy Nisha, recepcionista do Heritage Park Hotel em Honiara. "Algumas coisas caíram no hotel. Tudo parece bem, mas houve pânico", acrescentou.

A energia elétrica foi cortada em algumas áreas da cidade. Os moradores abandonaram os locais de trabalho e fugiram para lugares altos.

Depois de uma estimativa inicial de 7,3 graus, o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) revisou a magnitude do terremoto para 7, com epicentro a 10 quilômetros de profundidade na costa sudoeste da ilha de Guadalcanal.