Ativistas cobram de empresas que parem de anunciar no Twitter após conta de Trump ter sido reabilita
Musk havia prometido criar um "conselho" antes de reestabelecer contas polêmicas, o que não foi feito
Grupos de direitos civis estão pedindo aos principais anunciantes que fiquem longe do Twitter depois que Elon Musk, o novo proprietário da empresa, restabeleceu a conta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim de semana.
Os ativistas dizem que Musk quebrou promessas que fez a eles em uma reunião a portas fechadas sobre discurso de ódio e desinformação no início deste mês.
Várias marcas, incluindo Balenciaga, General Mills, Pfizer e Volkswagen, interromperam seus gastos com anúncios no Twitter desde que Musk assumiu o comando da empresa. Analistas acreditam que, após o restabelecimento de contas polêmicas, como a de Trump e do rapper antissemita Ye, a debandada de anunciantes deve aumentar.
Em reunião no início deste mês com ativistas de direitos civis, que incluiu os dirigentes da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor e do grupo digital de justiça racial Color of Change, Musk disse que criaria um “conselho de moderação de conteúdo” antes de tomar qualquer decisão para restabelecer contas polêmicas.
Várias semanas depois, eles dizem que não houve acompanhamento de Musk sobre o conselho proposto. O CEO da Tesla e da SpaceX restabeleceu a conta de Trump com base nos resultados de uma enquete que ele mesmo publicou em seu perfil no Twitter.
Cerca de 52% responderam afirmativamente e Trump agora está livre para retornar à plataforma.
-Tivemos o compromisso de que ele não substituiria ninguém até que tivesse um processo transparente - disse o vice-presidente da Liga Antidifamação, Yael Eisenstat, que participou da reunião entre Musk e os grupos de direitos civis. - Está bem claro que fazer uma enquete no Twitter não é um processo transparente, principalmente porque não há informações sobre quem votou.
Eisenstat disse que a ADL está “reavaliando” seu relacionamento com o Twitter, incluindo sua posição no conselho de confiança e segurança da empresa, um painel que foi criado antes da compra da plataforma de mídia social por Musk.
Jessica Gonzalez, co-CEO do grupo de direitos digitais Free Press, disse que Musk “voltou atrás de todas as promessas que fez a líderes e anunciantes de direitos civis”.
- Musk mudou de ideia ou mentiu para líderes de direitos civis e anunciantes. Ele é um bilionário imprudente e errático que coloca seus caprichos à frente das preocupações com o bem-estar da comunidade on-line.
Ela pediu aos anunciantes que se preocupam com a segurança da marca que se juntem ao êxodo de empresas que já retiraram seus anúncios do Twitter.
O Twitter não respondeu imediatamente a um pedido de comentário feito pela Bloomberg. O presidente da NAACP, Derrick Johnson, convocou os anunciantes restantes a interromper seus gastos.
- Na Twittersphere de Elon Musk, você pode incitar uma invasão ao Capitólio dos EUA, que levou à morte de várias pessoas, e ainda pode vomitar discurso de ódio e conspirações violentas em sua plataforma. Qualquer anunciante que ainda financie o Twitter deve pausar imediatamente toda a publicidade - reforçou Johnson, acrescentando:
Relutância em voltar
Embora sua conta tenha sido restabelecida, Trump até agora se recusou a retornar ao Twitter, citando dúvidas sobre a viabilidade da plataforma sob o comando de Musk. Ele também é obrigado a fazer a maioria das postagens de mídia social na plataforma Truth Social primeiro, de acordo com um documento, embora haja uma exceção para mensagens políticas.
O Twitter suspendeu sua conta logo após o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos por uma multidão de apoiadores de Trump, em 6 de janeiro de 2021.