MÚSICA

Festival Aurora Instrumental faz edição dedicada às mulheres, no Eufrásio Barbosa

Temporada conta com sequência de oito concertos femininos no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda

Festival Aurora - Raquel L. e Divulgação

Dedicada às mulheres, “O som que NELAS Habita” é o nome da nova temporada musical realizada pelo Festival Aurora Instrumental. O evento, contemplado pela seleção pública do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, engloba uma sequência de oito concertos femininos divididos em quatro dias, começando nessa quinta-feira (24), que acontecem no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.

Desde 2018, o circuito Aurora é um palco de expressão da diversidade, tradição e renovação da música instrumental. Ganhou esse nome devido a tradicional rua do Centro do Recife, endereço do Teatro Arraial Ariano Suassuna, local onde ocorreram todos os 20 espetáculos musicais da primeira edição do circuito. Mais uma vez, o festival mantém sua tradição de representatividade e prepara uma programação liderada por mulheres.

“São poucos os espaços dados às mulheres, sobretudo, quando pertencentes a grupos étnico-raciais entendidos como minorias. Acompanhando estas mudanças, sugerimos um maior enfoque das produções das mulheres instrumentistas do Estado, potencializando a diversidade musical destas artistas”, comenta a curadora, Laís de Assis.

O diretor artístico e percussionista, Gilú Amaral, também expressa seus motivos na idealização do Aurora: “Precisamos repensar por que as mulheres estão fora deste mercado musical, ou os motivos para estarem em menor quantidade. É também uma questão política”.

O show de abertura fica por conta da trombonista Neris Rodrigues, graduada em Música pela UFPE, e a rabequeira e violinista Aglaia Costa integrante da Orquestra Sinfônica do Recife por mais de 30 anos. A olindense no instrumento de sopro assume influências afro-indígenas e latino-americanas, ao lado de programações sonoras eletrônicas e da improvisação. No repertório, coco, baião e choro são reinventados pela artista, que já tocou com Johnny Hooker, Banda Clave de Fá e o sambista Jorge Riba.

Também presentes na programação, além de Neris e Aglaia; está Ingrid Guerra, que faz sua estreia como atração principal, ao lado de Lígia Fernandes (violão e guitarra) e Diôgo Do Monte (percussão); seguido do Desdobrado Trio, liderado pela violeira Raquel Paz; a rabeca de Renata Rosa, de São Paulo, acompanhada da guitarra da garanhuense Lígia; entre outras.

Programação:
Dia 24/11: Neris Rodrigues e Aglaia Costa 
Dia 25/11:  Ingrid Guerra e Desdobrado Trio 
Dia 26/11: Lígia Fernandes e Renata Rosa  
Dia 27/11:  Vitória do Pife e Negadeza

Serviço:
Festival Aurora Instrumental – O Som que NELAS Habita.

Quando: Quinta-feira (24) a domingo (26), às 19h; e domingo às 17h,
Onde:Teatro Fernando Santa Cruz, Mercado Eufrásio Barbosa, Av. Joaquim Nabuco, Varadouro, Olinda-PE). Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), na bilheteria (abre 1 hora antes do show) e no Sympla
Intagram: @festivalaurorainstrumental