Dança

Espetáculo de dança "Anamauê" homenageia o Manguebeat, nesta quarta (23)

Remontagem do Pantomima Grupo de Dança contará com participação de Gilmar Bolla 8, um dos fundadores da Nação Zumbi

Espetáculo Anamauê estreia no Teatro Luiz Mendonça, nesta quarta (23) - José Britto / Divulgação

O grupo de dança contemporânea Pantomima apresenta, nesta quarta-feira (23), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, equipamento do parque Dona Lindu, uma homenagem aos 30 anos do Manguebeat. A estreia da remontagem do espetáculo Anamauê contará com a participação de um dos fundadores da Nação Zumbi, Gilmar Bolla 8. O espetáculo, com ingressos à venda no site Sympla, terá coreografias inéditas que falam sobre o espírito do Movimento Mangue.

Nas palavras de Gilmar Bolla 8, "Anamauê" apresenta ''uma vivência que tem tudo a ver com o Manguebeat''. São 16 coreografias, reunindo músicas e manifestos que marcaram o movimento responsável por trazer aos holofotes nomes como Chico Science e Fred Zero4, dos grupos Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.

Trechos de vídeos de Chico Science e outras importantes figuras do movimento também são apresentados ao público. ''A dança, a moda, o audiovisual… todos estavam envolvidos naquele grito do Manguebeat, não era só a música. Então, hoje, uma garotada nova, fazendo espetáculos como o Anamauê, que une audiovisual com o cotidiano da dança contemporânea é algo sensacional'', comenta Bolla 8.

Anamauê é a quinta produção autoral do Pantomima Grupo de Dança. O espetáculo foi inspirado no filme Caranguejo Elétrico (2016). "A ideia do tema do espetáculo vem do documentário, que despertou a vontade de expressar todo esse movimento através da dança contemporânea, onde bebemos em fonte de outras danças como o maracatu, frevo, caboclinho, ciranda e entre outras que envolvem a dança do nordeste'', destaca Taynanda Carvalho, uma das diretoras artísticas e coreógrafas do espetáculo.

Pantomima Grupo de Dança 
O Pantomima Grupo de Dança, fundado em 2006, sob a Direção de Taynanda Carvalho e Viviane Lira, é um grupo de dança contemporânea independente de Recife.  Hoje, a Pantomima conta com 38 integrantes, de todas as idades, diferentes padrões de corpo e trajetórias, outra bandeira levantada pelo grupo de dança. 

''Tentamos quebrar a lógica que existe uma idade ou padrão corporal ideal para dançar, em nossa Companhia somos unidos única e exclusivamente pela vontade de dançar'', destaca a diretora de produção e bailarina da Pantomima, Luísa de Castro.

Serviço:
Espetáculo ''Anamauê'', pelo @pantomimagrupo
Dia 23/11 (Quarta-feira)
Horário: 20h
Duração: 1h20
Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu 
Endereço: Av. Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Recife
Ingressos no Sympla