Cultura

Fundaj abre a programação de Natal inspirada no centenário da Semana de Arte Moderna

Programação conta com abertura de exposição, apresentação de coral e campanha para a arrecadação de presentes

Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) - Divulgação

Em alusão ao centenário da Semana de Arte Moderna, o “Natal de Modernidade e Solidariedade” da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança sua programação na sexta-feira (25), às 16h, com a abertura da exposição “Um pernambucano na Semana de 22, Vicente do Rego Monteiro”, seguido da inauguração da árvore natalina e da apresentação do Coral da Fundaj. Na árvore, a homenagem a artistas modernistas nordestinos. Nomes como Manuel Bandeira (poeta), Manoel Bandeira (pintor), Ascenso Ferreira (poeta), Cícero Dias (pintor), João Cabral de Melo Neto (poeta) e Solano Trindade (poeta) serão lembrados em cartões na decoração da árvore natalina, que terá, também, cinco obras do pintor Vicente do Rego Monteiro.

Ao todo, 70 cartões vão ajudar a compor a iluminada árvore, de cerca de 3 metros, que ficará exposta até o final de dezembro no jardim do Museu do Homem do Nordeste (Muhne). "Chegamos ao fim de 2022, ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 22, e nada melhor que fechar esse ciclo com uma homenagem, que leva em consideração tanto o evento em si, no qual tivemos um pernambucano que dá nome a um espaço da Fundação, que é Vicente do Rego Monteiro, mas também outros artistas nordestinos participantes da Semana, que sintetiza todo um processo histórico de modernização do país", detalha Antônio Campos, presidente da Fundaj.

Os cartões são destinados ao público e trazem em seu verso a campanha natalina "Abrace uma Criança”, que visa arrecadar presentes para os filhos dos terceirizados da Fundação, que tenham até 12 anos de idade. Os presentes devem ser entregues até 14 de dezembro na Coordenação de Recursos Humanos da Fundaj, no campus Gilberto Freyre, Casa Forte, entre 8h e 17h.

Programação
A programação da sexta-feira começa com a abertura da exposição “Um pernambucano na Semana de 22, Vicente do Rego Monteiro”, na Sala Waldemar Valente, no Museu do Homem do Nordeste. Com curadoria do pesquisador da Fundaj Rodrigo Cantarelli, a exposição busca celebrar e relembrar a obra do artista pernambucano que participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em seguida, será acesa a árvore de natal, com apresentação do Coral da Fundaj. Reativado em 2019, o grupo musical traz no repertório canções bastante conhecidas, como “Vem chegando o Natal” e "Hallelujah”.

"Estamos com repertório tradicional de Natal e músicas tradicionais da música pop internacional. Paz (Heal the World), de Michael Jackson, e Hallelujah, de Leonard Cohen, têm muito a ver com a realidade do mundo hoje. Fechamos um repertório diversificado, o grupo vem se preparando há um tempo, estamos muito motivados e esperamos transmitir e trocar energia com o público. Tenho certeza que essa apresentação nos ajuda a entrar nesse clima de natal”, explicou o maestro do Coral da Fundaj, Jadson Oliveira.

Serviço:
“Natal de Modernidade e Solidariedade” da Fundaj
Data: 25 de novembro
Horário: 16h
Local: Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte
Entrada gratuita