Cultura

Murillo La Greca inaugura exposição "A escuta interior" e anuncia oficina de música

Abertura da exposição acontece neste sábado (26), das 14h às 17h; oficina "Ocarinas e a Música Experimental" será nos dias 6, 7 e 17 de dezembro

Museu Murilo La Greca - Inaldo Lins

O Museu Murillo La Greca promove a abertura, neste sábado (26), das 14h Às 17h, da exposição "A escuta interior", da artista Ana Flávia Mendonça, com curadoria de Marcelo Campello.  Nessa mostra, a artista apresenta os resultados do primeiro ano de investigação sobre as possibilidades sonoras da cerâmica, projeto cultural que contou com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e apoio do Museu Murillo La Greca, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura do Recife.

Ana Flávia Mendonça (Recife, 1988), artista visual e arte-educadora, entrelaçou os saberes artesanais da modelagem em argila com as técnicas de construção de instrumentos musicais, desenvolvendo uma pesquisa que une arte visual e música. Ocarinas, apitos do vento, garrafas sibilantes, chocalhos, flautas e udus foram estudados pela pesquisadora, que após dominar os mecanismos de produção do som de cada instrumento no barro, pôde experimentar diferentes pastas cerâmicas e esmaltes na construção de pequenas esculturas sonoras.
 

A pesquisa contou com a orientação de Marcelo Campello (Recife, 1982), músico e Doutor em Composição pela Universidade Federal da Paraíba, que também assinou a curadoria da exposição. Na abertura da exposição haverá a apresentação dos músicos Hugo Medeiros, Lucas Alencar e Marcelo Campello tocando alguns dos instrumentos criados pela artista. 

O público também está convidado a participar da oficina Ocarinas e a Música Experimental, que ocorrerá nos dias 06, 07 e 17 de dezembro, no Museu Murillo La Greca (Sala Silvia Decusati), com carga horária de 20h, certificado de participação e inscrições gratuitas através do email: educativommlg@gmail.com. Os participantes irão vivenciar o passo a passo da construção de uma ocarina (instrumento musical de sopro de argila), assim como tocar o instrumento criado através de dinâmicas coletivas de improvisação livre.

No dia 17 de dezembro, além do encerramento da oficina, haverá o lançamento do catálogo virtual da exposição, que ficará disponível para download gratuito no site da artista. Maiores informações na página do Instagram da exposição.

Escreva a legenda aqui

SERVIÇO:
Abertura da exposição A escuta interior
Local: Museu Murillo La Greca
Data: 26 de novembro
Horário: 14 às 17h

Oficina: Ocarinas e a Música Experimental
Local: Museu Murilo La Greca (Sala Silvia Decusati)
Facilitadores: Ana Flávia Mendonça e Marcelo Campello
Datas e horários:
06 e 07 de dezembro (das 9 às 17h)
17 de dezembro (das 10 às 17h)
Inscrições: educativommlg@gmail.com