Comércio

Black Friday: tudo que você precisa saber sobre um dos dias mais aguardados do ano

Expectativa para o dia, horário de funcionamento do comércio e como não cair em golpes na internet

A Black Friday é um dos dias mais aguardados do ano pelos brasileiros - Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Um dos dias mais aguardados no ano por lojistas e consumidores, a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e, hoje, é adotada em vários países do mundo, como o Brasil. Um dos grandes beneficiados pela pandemia do Covid-19 foi o comércio on-line. Com medo de sair de casa, muitas pessoas passaram a comprar pela internet.

 

No ano passado, o evento movimentou R$ 5,419 bilhões, um crescimento de 5,8% em faturamento na comparação com o ano passado, de acordo com o levantamento realizado pela Geotrust, a partir do número total de compras realizadas via e-commerce, capturados desde a 0h até às 23h59 da sexta-feira (26). 

 

Para este ano, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife, Fred Leal, aponta que a expectativa é alta. “Vamos ter um novembro e dezembro melhor que o ano passado. Além da Black Friday, temos também a Copa e o período de Natal. Sugerimos que os lojistas abram suas lojas, façam suas promoções e que tenham sucesso. A expectativa é crescer entre 10% e 15% nesses dois últimos meses do ano”. 

 

“A Black Friday é um movimento de consumo. É uma época também importante para o comércio, que consegue aquecer as vendas em diversos segmentos. Há lojas que aproveitam, inclusive, o momento para limpar estoque com bons produtos e trazer novas coleções para o final de ano. Sou a favor da campanha, desde que não se distorça o sentido da promoção e se mantenha a credibilidade da iniciativa”, conclui o presidente da CDL Recife, Fred Leal. 

História e origem

Com origem nos EUA, a Black Friday surgiu durante o século XX e acontece na época em que se comemora o Dia de Ação de Graças no país. O termo foi usado pela primeira vez pela polícia da Filadélfia (Pensilvânia) na década de 1960 para se referir ao movimento de pessoas e ao congestionamento nas ruas devido a um clássico jogo de futebol americano universitário: Army Black Knights x Navy Midshipmen, no qual comerciantes aproveitaram para vender seus produtos. Mas o termo se popularizou mesmo no resto dos EUA depois dos anos 1980.

 

A Black Friday no Brasil é, obviamente, inspirada no movimento que surgiu nos Estados Unidos. Porém, enquanto nos EUA o objetivo dos lojistas é vender as mercadorias que ficaram estocadas ao longo do ano, o foco do Brasil é promover e fomentar as lojas que vendem seus produtos de forma on-line.

 

Horários do comércio

Os shoppings da Região Metropolitana do Recife (RMR) estarão funcionando em horário especial na data. As lojas de rua também estarão em liquidação na Black Friday, cada uma funcionando em horário próprio, conforme demanda. Confira:

 

Centros e bairros

Funcionamento normal nesta sexta (25), das 8h às 18h, algumas lojas podendo operar em horário especial, conforme demanda.

Shoppings

Os shoppings Plaza e Tacaruna irão funcionar das 9h às 23h; o Shopping Patteo das 9h às 22h; já os shoppings Recife e Guararapes abrirão das 6h às 00h as suas megalojas, lojas âncoras e de segmento eletrônico. As demais lojas irão funcionar das 8h às 23h; o Shopping RioMar também abrirá às 6h, mas com fechamento às 23h; os shoppings Boa Vista e Camará funcionam das 8h às 22h; já no Cabo de Santo Agostinho, o Shopping Costa Dourada abre mais cedo, a partir das 7h e vai até as 23h; o Shopping Difusora, em Caruaru, abrirá das 8h às 23h.

 

Atenção, consumidor! Cuidado!

Com a facilidade de comprar pela internet, muitas pessoas optam por não saírem de casa na Black Friday. Segundo a pesquisa feita pela empresa 121 Labs, que atua como laboratório de inovação em experiência do consumidor, 33% preferem a opção de comprar online e receber em casa, em vez de realizar a retirada do produto em uma loja física, enquanto 32% tem preferência pela compra na loja física com recebimento dos produtos em casa.

 

Nas compras online é preciso manter atenção. Segundo Antônio Barros, diretor de Compliance e LGPD na HSBS, a oferta de um produto/serviço é motivo de chamar a atenção dos consumidores em razão da baixa dos preços. Ele reforça que é importante prestar atenção em alguns fatores, principalmente para evitar clonagens. 

 

"Não clique em links desconhecidos (WhatsApp, lnstagram, redes sociais) ou anexos via e-mail que não está esperando receber - Links via rede sociais e anexos de e-mail são os principais meios para o roubo de informação e violação de dados pessoais; 2 - Tenha cuidado com ofertas muito tentadoras e urgentes (como compre agora, somente até hoje, último do estoque etc.), elas podem servir como “isca” para capturar seus dados e/ou seu dinheiro", pontua o técnico.

 

Ele elenca alguns pontos que também precisam de atenção 

Principais cuidados

É fundamental ter instalado um software antivírus/antimalware e manter atualizado;

Utilize apenas seus dispositivos em compras online - Nunca utilize dispositivos públicos como tablets ou smartphones de outras pessoas, hotéis, restaurantes pois é difícil garantir a segurança nestes equipamentos e proteção dos seus dados;

Nunca salve seus dados bancários para preenchimento automático no seu navegador;

Dados obrigatórios dependem da loja/ transação, mas geralmente são solicitados dados para pagamento e o CPF.

 

Pontos de atenção no endereço web

Antes de efetuar qualquer transação online, observe se o site possui o mínimo de segurança como: http"S" no endereço (URL)

Confira os canais de atendimento oficiais da instituição

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