CULTURA

Feira Japonesa do Recife volta para as ruas do Bairro do Recife

O festival celebra os Youkais, seres sobrenaturais do folclore japonês

Feira Japonesa do Recife retorna ao Bairro do Recife e tem a sua 26ª edição neste domingo, 27, com o objetivo de fomentar o intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão. O tema da vez são os youkai, seres sobrenaturais do folclore nipônico.

Folclore e feirinha
As ruas serão decoradas com nobori, bandeiras coloridas muito usadas em eventos esportivos japoneses, e de bambus. Além disso, o local do festival contará com barracas com produtos e serviços comuns na cultura oriental, como massagens, quimonos, origamis, gatinhos da sorte, daruma, leques e bonsais.

Na Praça do Arsenal, vendinhas de comida vão oferecer pratos típicos como sushi, yakissoba, harumaki, yakitori, okonomiyaki, entre outros. Além da cerimônia do chá, conhecida como chanoyo, em japonês, uma tradição da Àsia caracterizada pelo “matcha”, que é o chá verde pulverizado.



Também terá uma exposição fotográfica do Japão, mostrando os trabalhos das AMA, grupo de mergulhadoras japonesas, com autoria do professor Valdir Luna.

A abertura oficial da programação será com a quebra do barril de saquê (Kagami Wari), a tradicional bebida fermentada à base de arroz, com a presença do cônsul geral do Japão, Hiroaki Sano e Wendes Oliveira, o presidente da ANBEJ (Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão), e Kenichi Iwata, presidente da ACJR (Associação Cultural Japonesa do Recife).

Em seguida, o evento dará palco para os famosos tambores japoneses do grupo Ren Taiko Recife. Também se apresentam grupos de artes marciais, karaokê e danças tradicionais e um desfile de Yukata, quimono de verão dos japoneses. Mas o destaque deste ano fica por conta dos músicos Isa Toyota e Takeshi Nishimura, que virão de São Paulo. Outras atrações como feira de mangás e desfiles de cosplays marcarão presença na rua Domingos José Martins para os otakus.

Serviço
26ª Feira Japonesa do Recife
Onde: rua do Bom Jesus - Bairro do Recife
Data: domingo (27), das 11h às 20h
Acesso gratuito