Copa do Mundo 2022

Japão encara Costa Rica em busca da classificação às oitavas; veja escalações e onde assistir

Japoneses querem aproveitar o bom momento após vitória surpreendente contra a Alemanha para passar de fase

Japão joga pela classificação antecipada contra a Costa Rica - Jewel SAMAD / AFP

Na primeira partida deste domingo (27), Japão e Costa Rica se enfrentam às 7h no estádio Ahmad bin Ali, pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo.

A Seleção Japonesa surpreendeu o mundo ao derrotar a Alemanha de virada por 2 a 1 e vai em busca da segunda vitória seguida, que praticamente encaminha a classificação para a próxima fase, dependendo do resultado do jogo entre Espanha e Alemanha, às 16h. Caso a Alemanha não consiga vencer os espanhóis, o Japão disputará pela quarta vez as oitavas de final da Copa, feito conseguido em 2002, 2010 e 2018. Os ‘Samurais Azuis’ nunca avançaram além disso em mundiais.

Já a Costa Rica, que foi goleada na estreia contra a Espanha por 7 a 0, tenta recolher os cacos deixados após o resultado na estreia, já que apenas uma vitória contra os japoneses serve. Uma derrota praticamente elimina a seleção caribenha, que precisaria de uma combinação de resultados para se manter viva na última rodada além de ter que tirar um saldo negativo de gols para sonhar com a classificação.

As duas seleções já se enfrentaram cinco vezes na história, todas em amistosos. São quatro vitórias para o Japão e apenas um empate nos confrontos. No último, em 2018, vitória japonesa por 3 a 0.

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua

Ficha Técnica

Japão
Gonda; Itakura, Yoshida e Tomiyasu; Sakai (Minamino), Endo, Tanaka e Nagatomo; Ito, Asano e Kamada. Técnico: Hajime Moriyasu. (3-4-3)

Costa Rica
Navas; Fuller, Duarte, Waston, Calvo e Oviedo; Campbell, Tejeda, Aguilera e Zamora; Contreras. Técnico: Luis Fernando Suárez. (5-4-1)

Hora: 7h
Local: Estádio Ahmad bin Ali, Doha
Árbitro: Michael Oliver/ING
Assistentes: Stuart Burt/ENG e Simon Peter Bennett/ENG 
4º Árbitro: Maguette N'Diaye/SEN
Árbitro de Vídeo (VAR): Jerome Brisard/FRA
Transmissão: Globo, SporTV e FIFA+