Copa do Mundo

Agressão contra Gilberto Gil no Catar gera reação nas redes sociais; cantor agradece solidariedade

Compositor baiano e esposa, Flora Gil, foram hostilizados no dia da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Gilberto Gil comemora 80 anos - Divulgação

A agressão sofrida por Gilberto Gil, que, junto com a esposa Flora, foi hostilizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro enquanto acompanhava a estreia do Brasil na Copa do Mundo no Catar na última quinta-feira (24), gerou uma reação por parte de personalidades públicas, em especial da classe artística. Ao longo do fim de semana, foram publicadas diversas mensagens em solidariedade ao casal.

A cantora Teresa Cristina foi uma dentre os artistas que se solidarizam com o tropicalista. “A pessoa nefasta que agride e persegue um brasileiro como Gilberto Gil está doente de um mal que não tem cura. Com esses seres não há diálogo, nem interação. Toda a minha solidariedade a esse gigante artista brasileiro”, escreveu.

No Instagram, a cantora Maria Bethânia publicou um vídeo em que canta com o compositor a música “Os mais doces bárbaros”, dedicando a mensagem da canção ao amigo.

Outro músico que se manifestou foi o cantor e compositor Chico César. “Uma nova mudança em breve vai acontecer, como nos diz o profeta Belchior. Já está acontecendo e não adianta agredir artistas, como fizeram com Gilberto Gil na Copa do Catar”, publicou.

No Twitter, Caetano Veloso comentou sobre o caso. “Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos”, postou.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e a futura primeira-dama, Janja, ligaram para o compositor a fim de manifestar solidariedade. “Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo o nosso respeito e reverência”, escreveu Janja. “Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos Gilberto e Flora Gil”, complementou Lula.

Músico se manifesta
Na manhã deste domingo (27), o cantor publicou um vídeo agradecendo as mensagens de apoio das pessoas que se solidarizaram com ele e a esposa.

“Nossos agradecimentos, meus e da Flora, por essa corrente solidária diante dessa agressão, essa coisa estúpida. Enfim, o terceiro turno, na verdade, os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade. Meus agradecimentos a todos vocês que se fizeram solidários conosco [...]. Muito obrigado a todos vocês e um bom jogo [do Brasil] amanhã (hoje)”, disse Gil.

Entre os comentários, estavam os de famosos como a apresentadora Fátima Bernardes. "Vc (sic) é muito maior que tudo isso. E precisamos dessa corrente de amor contra o ódio. Vai passar", digitou.

Veja abaixo a publicação do artista:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil)