Irã e EUA decidem classificado do Grupo B para o mata-mata; confira escalações e onde assistir
Estadunidenses precisam da vitória para sonhar com a vaga; iranianos podem garantir acesso com empate
Com relações políticas tensas desde a década de 80 e uma delicada bagagem extra-campo, Irã e Estados Unidos se enfrentam dentro das quatro linhas do estádio Al Thumama por uma das vagas do Grupo B às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar às 16h desta terça-feira (29).
A decisão marca o terceiro encontro das duas seleções na história. O primeiro, no Mundial de 1998 sediado na França, ficou conhecido até como “jogo da paz” quando os iranianos deram flores aos adversários americanos pela diplomacia e levaram a vitória por 2 x 1. O segundo, um amistoso nos anos 2000, ficou no empate.
Na revanche desta terça, os estadunidenses precisam da vitória inédita - contra o adversário e no Mundial - se quiserem sonhar em seguir vivos na competição. Atualmente com dois pontos, precisa somar ao menos quatro para superar o Irã e empatar com a Inglaterra, ocupando o topo da tabela.
Já os iranianos podem conquistar a vaga apenas com um empate, caso a Inglaterra vença ou fique na mesma com Gales. Saindo com os três pontos do confronto, não apenas passa para as oitavas, como pode até faturar a liderança em caso de um revés dos britânicos.
É válido lembrar, no entanto, que nada está garantido no Grupo B. Um improvável resultado milagroso dos galeses pode virar a tabela de cabeça para baixo, com a possibilidade de deixar até mesmo os ingleses de fora dependendo da combinação dos placares.
Esquema de jogo
O Irã deve chegar ao confronto mantendo o estilo de jogo que os levou a vitória contra o País de Gales, mantendo Taremi e Azmoun na referência ofensiva em nova formação estudada pelo técnico Carlos Queiroz após o atropelamento por 6 x 2 na estreia contra a Inglaterra.
Também no esquema 4-4-2, os americanos devem manter o que está “funcionando” desde o início do Mundial. Mesmo sem ter faturado vitórias, soma empates com bom desempenho ao longo da competição. Mas no ‘tudo ou nada’, não tem outra alternativa que não seja assumir uma postura mais ofensiva em campo.
Confira possíveis escalações e onde assistir:
Irã
Hossein Hosseini; Razaeian, Majid Hosseini, Pouraliganji e Mohammadi; Nourollahi, Ezatolahi, Gholizadeh e Hajsafi; Taremi e Azmoun. Técnico: Carlos Queiroz (4-4-2)
Estados Unidos
Turner; Dest, Zimmerman, Ream e Robinson; Adams, Musah, McKennie e Pulisic; Weah e Wright. Técnico: Gregg Berhalter (4-4-2)
Hora: 16h
Local: Estádio Al Thumama
Árbitro: Antonio Mateu (ESP)
Assistentes: Pau Cebrian (ESP) e Roberto Díaz (ESP)
Árbitro de Vídeo (VAR): Juan Martínez (ESP)
Transmissão: Sportv2, Ge e Globoplay
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua