LITERATURA

4ª edição da Feira da Literatura Infantil (Flitin) começa nesta quinta-feira (1)

Ziraldo é o homenageado deste ano com mostras literárias e oficinas

Foto do Espetáculo Enquanto Godot não vem com a Cia 2 em cena

A Feira da Literatura Infantil (Flitin) volta a ocupar os jardins da Academia Pernambucana de Letras (APL), a partir desta quinta-feira (01), homenageando o escritor, jornalista, dramaturgo, caricaturista, chargista e pintor mineiro Ziraldo, que em outubro passado completou 90 anos de idade.

Em sua quarta edição, a feira, que integra o Circuito Cepe de Cultura, mantém a proposta de uma programação interativa e gratuita. O evento acontecerá até domingo (4) e oferece shows musicais, espetáculos infantis, oficinas, lançamentos literários, exibição de filmes, entre outras atividades. 

Em sua 4ª edição, será celebrado um dos grandes nomes da da literatura infanto-juvenil, Ziraldo, que conta com mais de 180 livros publicados, entre eles cãssicos como Flicts (1969, editado em mais de vinte idiomas)  e  O menino maluquinho (1980, um dos maiores fenômenos editoriais brasileiros). Sua homenagem contará com iniciativas como oficinas e uma amostra de sua obra literária que acontecerá no Museu da Academia Pernambucana de Letras.

A celebração do autor será feita através de iniciativas como oficinas, administradas por Emerson Pontes, arte-educador e coordenador educativo do Museu da Cidade do Recife, e falará de dois importantes livros: Além do Rio (1992) e Os hai-kais do Menino-maluquinho (2012). Além de  uma amostra de sua obra literária que acontecerá no Museu da Academia Pernambucana de Letras.

“Vamos apreciar a leitura de Flicts, fazer um experimento com mistura de cores e aprender a confeccionar um corrupio, que ao girar formará uma nova cor”, antecipa Mila Tavares, também arte-educadora.


Lançamentos
Cinco livros serão apresentados ao público da Flitin durante a programação do final de semana. No sábado, a cordelista, poeta, cantora e contadora de histórias Mari Bigio lançará quatro títulos que integram a Coleção Canoa (Companhia das Letrinhas, 2022): A bruxa do breu, Uma carta para o pirata, A sereia garbosa e Aliens, a lição. Com ilustrações de Rodrigo Chedid, os livros inspiram-se na literatura de cordel para contar histórias inusitadas, como a do pirata que não sabe nadar e a da sereia cantora lírica que sonha em ser uma rockstar.

No domingo, o jornalista, editor e escritor Thiago Corrêa Ramos conversa com a criançada sobre o seu livro Dona Copa (Vacatusa, 2022), com  ilustrações de Eduardo Padrão. Inspirado em uma experiência que o autor teve com suas duas filhas, vivida durante a Copa da Rússia (2018), Dona Copa usa o futebol enredo narrativo para falar sobre relações familiares.

Além dos lançamentos, contações de histórias apresentarão ao público infantil os livros Rafa, o Piloto de Girafa, de Henrique Vale; O que é isso que eu sinto, de Marcela Egito; Bia Baobá, de Itamar Morgado; A Menina que Engoliu um Céu Estrelado, de Gael Rodrigues; O Encontro de Mário, de Márcia Cristina Silva, e A palavra da boca para fora, de Clara Angélica, todos editados pela Cepe.

Shows e espetáculos
Na programação teatral, a Cia 2 em Cena levará para o palco da Flitin os palhaços Dodo (Sóstenes Vidal), Cadinho (Ricardo Vendramini e Dunga (Davison Wescley) no espetáculo Enquanto Godot não vem.  Poesia, cantoria e muito humor se entrelaçam na encenação de Seu Rei Mandou, da Cia Meias Palavras, que resgata histórias populares.

 

Programação da 4ª Feira da Literatura Infantil:
1 de dezembro, quinta-feira
9h - Contação de histórias/Tenda
Rafa, o Piloto de Girafa, de Henrique Vale, com Lili
9h – Atividades Recreativas/Palco
Oficinas e contação de história (Secretaria de Educação do Recife)
10h  – Oficina/Tenda
Ziraldo: leitura que celebra pintura, com Emerson Pontes (atividade inspirada no livro Os hai-kais do Menino-maluquinho, de 2012)
14h – Contação de histórias/Tenda
O que é isso que eu sinto, de Marcela Egito, com Lili
15h  – Oficina / Tenda
Ziraldo: leitura que celebra pintura, com Emerson Pontes (atividade inspirada no livro Os Hai-kais do Menino-maluquinho, de 2012)
17h  – Cantata Natalina/Palco
Participação do coral da Escola Sunny Place 
18h  – Show/Palco
Com o mágico Rodrigo Lima


2 de dezembro, sexta-feira
9h – Contação de histórias/Tenda
Bia Baobá, de Itamar Morgado, com Lili
9h – Atividades Recreativas/Palco
Oficinas e contação de história (Secretaria de Educação do Recife)
10h  – Oficina/Tenda
Ziraldo: Leitura que celebra pintura, com Emerson Pontes (atividade inspirada no livro Além do Rio, 1992)
14h – Contação de histórias/Tenda
A Menina que Engoliu um Céu Estrelado, de Gael Rodrigues,com Lili

3 de dezembro, sábado 
9h – Oficina/Tenda
Flicts e o giro de cores em um corrupio, com Mila Tavares (contação de história da obra Flicts, de Ziraldo, seguida de oficina de construção de corrupio)
10h30 – Show/Palco
Brincadeira tem hora. Com o grupo Tintim por Tintim
14h – Contação de histórias/Tenda
O Encontro de Mário, de Márcia Cristina Silva, com Lili
15h – Lançamento de livros/Tenda
A bruxa do breu, Uma carta para o pirata, A sereia garbosa e Aliens, a lição (Companhia das Letrinhas, 2022), de Mariane Bigio. Apresentação de Gabi Florêncio.
16h – Espetáculo/Palco
Enquanto Godot não vem... com a Cia 2 em Cena
18h – Show / Palco
O Natal de Tio Bruninho

5 de dezembro, domingo
9h – Oficina/Tenda
Futebol de botão. Com Sérgio Travassos (Santa Cruz F.C) e Márcio Villarinho (Liga Bakamoon)-  Três rodadas de 30 minutos de duração. Capacidade de 12 participantes por rodada
10h30 – Espetáculo / Palco
Seu Rei Mandou, com a  Cia Meias Palavras
14h – Contação de histórias/Tenda
A palavra da boca para fora, de Clara Angélica, com Lili
15h – Lançamento de livros/Tenda
Dona Copa, de Thiago Corrêa Ramos. Apresentação de Pedro Madureira
16h – Espetáculo/Palco
Benedito, Brocoió, Barulhento e Beradêro, com o Mamulengo Flor Mimosa
18h – Espetáculo/Palco
Auto de Natal dos Doutores da Alegria