Copa do Mundo

"Mascarados": entenda por que alguns jogadores usam máscara na Copa do Mundo

Pelo menos quatro atletas já fizeram uso do acessório de proteção em campo

Son, principal jogador da Coreia do Sul - Khaled DESOUKI / AFP

Dois jogadores chamaram a atenção de quem acompanhou as partidas da fase de grupos da Copa do Mundo, no Qatar. O atacante Son Heung-min, da Coreia do Sul, o zagueiro Joško Gvardiol, da Croácia, o meio de campo Ellyes Skhiri, da Tunisia, e o lateral direito Thomas Meunier, estão usando máscaras na parte superior de seus rostos durante os jogos. O item serve para proteger a região da face de possíveis lesões.

Muito semelhante à famosa máscara usada pelo personagem Zorro, o item é composto por fibra de carbono e um material emborrachado. É feito um molde de acordo com o rosto do jogador e o acessório é impresso em 3D. Assim, ele protege perfeitamente o rosto do jogador, tendo como objetivo evitar o choque em regiões já lesionadas da face, o que poderia piorar ainda mais o quadro.

Son utiliza esse acessório por causa de uma fratura que sofreu no rosto antes da Copa do Mundo, na partida entre Tottenham e Olympique de Marselha, pela Champions League. O capitão da Coreia do Sul fraturou quatro ossos próximos ao olho e chegou a ser dúvida para a competição. O atacante passou por cirurgia e utiliza a máscara para jogar com segurança.

Gvardiol sofreu uma fratura no nariz, às vésperas da Copa, em uma partida do Campeonato Alemão, pelo RB Leipzig, após uma disputa de bola com um companheiro no dia 9 de novembro. Como não foi constatada a necessidade de cirurgia após os exames realizados, o atleta foi liberado para participar da competição usando apenas a máscara para proteger a região lesionada.

O meiocampista Skhiri está usando o acessório para se proteger após uma lesão na bochecha. Em outubro ele fraturou o osso malar durante um jogo do Campeonato Alemão, pelo Colônia. Essa região do rosto é conhecida como osso da bochecha, sendo um dos sete ossos que constituem a região do crânio em forma de pirâmide, onde se encontram o bulbo do olho, os músculos, os vasos e o aparelho lacrimal.

O lateral Meunier usou o item de proteção na partida entre Bélgica e Canadá. O jogador belga sofreu a lesão no confronto entre Borussia Dortmund contra o Hannover, também pelo Campeonato Alemão, em 19 de outubro.

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua