Em virada dramática, Japão vence Espanha e ambas se classificam para as oitavas de final do Mundial
Com o resultado, Alemanha e Costa Rica voltam para casa
Superando a narrativa do favoritismo, o Japão superou a Espanha por 2 x 1 em virada dramática na decisão do Grupo E e se classificou na primeira posição para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Com o resultado, a adversária também conquistou, aliviada, uma vaga na próxima fase.
A rede balançou pela primeira vez logo aos 11 minutos do primeiro tempo, com cabeçada de Morata, o que decretou o domínio espanhol logo de cara. O Japão sofreu para entrar no jogo, que apesar de engatar alguns contra-ataques, perdeu as poucas chances de finalização, dando um descanso para o goleiro adversário.
A paz dos espanhois não durou muito tempo. Os japoneses voltaram ao campo após o intervalo com as baterias recarregadas e uma visão de jogo corrigida. Nos primeiros minutos do segundo tempo, Doan deixou tudo igual, e Tanaka virou dez minutos depois em emocionante e polêmico lance checado pelo VAR, para averiguar bola que por pouco não saiu pela linha de fundo.
Os 30 minutos seguintes se tornaram uma corrida contra o tempo, sem saber o que se passava na outra decisão do grupo - uma vitória da Costa Rica poderia tirar uma Espanha derrotada das oitavas. A equipe espanhola fez pressão na área japonesa com efetividade, mas teve seus lances interceptados pela marcação e boa atuação do goleiro Gonda.
Segurando a vitória, Japão assumiu a primeira posição do Grupo E. Apesar do resultado negativo para a Espanha, a seleção comandada pelo técnico Luis Enrique conseguiu a classificação graças à discrepância no saldo de gols em comparado a Alemanha, que conquistava uma suada vitória contra a Costa Rica.
Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua