Suape, em parceria com a Unesco, dá mais um passo para consolidação do Parque Metropolitano Armando
O Seminário Pacto por Suape Sustentável contou com extensa programação sobre as ações socioambientais do território da estatal
Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma série de palestras foram realizadas no Seminário Pacto por Suape Sustentável, evento que encerrou a Semana Compliance 2022 da estatal portuária, nesta quinta e sexta-feira (1 e 2), no Hotel Intercity Costa Dourada, localizado no Cabo de Santo Agostinho.
Durante a programação, foi destacado o estudo de viabilidade para consolidação do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, área que compreende a região das praias de Gaibu, Calhetas, Paraíso e Suape, e que se destaca por sua beleza natural, monumentos históricos e formação geológica. A região é reconhecida como marco geológico mundial por ser o ponto de ruptura do continente Gondwana, dando origem ao Oceano Atlântico e aos continentes do hemisfério sul.
Já nesta sexta-feira (2), o encontro trouxe à mesa possíveis soluções estratégicas de mitigação com foco nos recursos naturais do complexo, apresentou os impactos e medidas de adaptação no território e fez uma análise de risco climático no setor portuário nacional. Todo o evento foi realizado de maneira híbrida (on-line e presencial), via Google Meet.
“O trabalho que vem sendo desenvolvido com a Unesco é de grande importância para Suape. O acordo de cooperação técnica, assinado no início de 2021, busca implementar estratégias de gestão e preservação dos recursos naturais, patrimoniais e histórico-culturais do complexo, a exemplo do parque metropolitano. Esperamos que esse evento impulsione ainda mais o crescimento sustentável do porto, possibilitando o desenvolvimento de ações fundamentais para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, tema atual e necessário”, afirmou o diretor-presidente do Porto de Suape, Francisco Martins.
No encontro, ocorreram, ainda, debates sobre as iniciativas que estão sendo desenvolvidas na zona industrial portuária de Suape, como a criação do Cluster de Inovação Industrial e as estratégias de desenvolvimento da região. Entre os palestrantes convidados estiveram Oziel Alves, diretor industrial do Senai Pernambuco; Keila Lima Ferreira, coordenadora do ICLEI (Governos pela Sustentabilidade); representantes da Unesco, acadêmicos e integrantes da diretoria da estatal portuária e do Conselho Gestor do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti.
“O objetivo do seminário foi reforçar a divulgação dos resultados obtidos nos projetos desenvolvidos em parceria com a Unesco, a fim de que possam ser construídas soluções conjuntas com os membros das comunidades do território estratégico de Suape”, ressaltou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do atracadouro, Carlos Cavalcanti.