Patrick Tambay, ex-piloto francês de Fórmula 1, morre aos 73 anos
Vencedor de dois Grandes Prêmios, ele sofria de Parkinson; ele competiu pela Ferrari, McLaren e Renault
O ex-piloto francês de Fórmula 1 Patrick Tambay morreu aos 73 anos após sofrer de uma longa doença, disseram fontes familiares à AFP neste domingo (4).
Patrick Tambay venceu dois Grandes Prêmios, um em 1982 e outro em 1983 ao volante de uma Ferrari. Ao longo de sua carreira, também competiu pelas equipes McLaren e Renault. Seu recorde também inclui dois campeonatos norte-americanos da CanAm (1977 e 1980). Ele tinha a doença de Parkinson.
Nascido em Paris em 25 de junho de 1949, Patrick Tambay estreou na F1 em 1977 com a equipe Theodore, antes de ingressar na McLaren em 1978 e na Ferrari em 1982.
Promovido na equipe italiana após a morte do canadense Gilles Villeneuve, juntou-se ao compatriota Didier Pironi, que também sofreria outro grave acidente algumas semanas depois, durante a classificação para o Grande Prêmio da Alemanha.
Naquele Grande Prêmio, Tambay conquistou a vitória, colocando uma Scuderia encalhada de volta à pista. Nessa temporada terminou em 7º no campeonato mundial.
Voltou a vencer um Grande Prêmio um ano depois em Imola, terminando em 4º no campeonato, mas deixando a Ferrari no final da temporada para ingressar na Renault, equipe na qual não conquistou a vitória, mas conquistou a pole position.
Durante suas duas temporadas com a equipe francesa, não foi além de um discreto 11º lugar no campeonato em 1984 e 12º em 1985.
Considerado um "piloto cavalheiresco", Tambay participou quatro vezes das 24 horas de Le Mans, sendo sua melhor participação um 4º lugar com a Jaguar em 1989. Participou também do rali Paris-Dakar, obtendo duas vezes o terceiro lugar (1988 e 1989) .